Direto do Planalto

André Abdon garante TFD para população de Macapá

 


O deputado André Abdon (PP) garantiu, já na última semana de trabalho parlamentar da Câmara dos Deputados antes do recesso de final de ano, recursos para assegurar o Tratamento Fora Domicílio (TFD) para os habitantes da capital do Estado, Macapá. O esforço foi  resultado de um projeto do vereador Alexandre Azevedo (PP) ,aprovado pela Câmara de Vereadores de Macapá. ”O projeto causou muito orgulho já que vai beneficiar pessoas que necessitam de tratamento fora do município e  de fora do Estado”, afirmou o deputado.  

 O parlamentar lembrou que o Tratamento Fora Domicílio (TFD) é o instrumento legal que visa tornar possível o tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos cidadãos portadores de enfermidades não tratáveis em seu município de origem mediante o custeio de passagens e diárias. De acordo com Abdon, é um direito oferecido às pessoas que precisam de deslocar para outros locais para realizar a intervenção terapêutica. Se for necessária a presença de um  acompanhante , o TFD também garantirá. ”É uma iniciativa essencial já que trata de um direito fundamental que é a saúde”, completou o parlamentar.  

Anseio antigo  

Segundo o deputado, o TFD é   uma reivindicação antiga e  legítima de pessoas e entidades que cuidam da saúde e que agora vai ser concretizada  com um investimento específico  orçado em R$ 3 milhões. ”Parabéns ao vereador Alexandre Azevedo e às pessoas que serão contempladas com o TFD. Fico muito feliz em poder contribuir para garantir a sustentação e manutenção destas pessoas que tem que se deslocar em busca de lugares que disponibilizem os recursos necessários para sua saúde” ,finalizou o deputado.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem