Relatório conclui pela expulsão de Rodrigo Maia do DEM

 


Por Mariano Maciel

Favorito

Procurador-geral da República Augusto Aras chega à reta final da sua gestão com boa aceitação na classe política e é hoje o nome favorito dentro do Palácio do Planalto para um novo mandato no comando da Procuradoria-Geral da República.

* Apesar ter se movimentado em busca da vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) a ser aberta em julho com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, o presidente Jair Bolsonaro tem sinalizado que não quer abrir mão de Aras no comando da PGR.

Milagre da...  

O governo prepara uma forma de fechar uma brecha aberta pela reforma da Previdência que permite elevar artificialmente benefícios e, por isso, já é conhecida por advogados como o “milagre da aposentadoria”.

* A manobra consiste em fazer uma contribuição extra sobre o teto do INSS antes de dar entrada na aposentaria por idade. Em determinadas condições, é possível inflar o valor do benefício de um salário mínimo para mais de R$ 3.800.

... aposentadoria

O truque já virou até tema de anúncios na internet, que acenderam o sinal de alerta da equipe econômica. Uma medida provisória (MP) deve ser editada para alterar a legislação

Palanque no Rio

Na sequência das articulações políticas que iniciou após recuperar os seus direitos políticos em março, o ex-presidente Lula se encontra se encontrou com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), em um almoço no Palácio da Cidade.

* Na passagem pelo Rio, Lula se encontrou também com Rodrigo Maia e o deputado Marcelo Freixo, agora no PSB, articulando uma frente ampla para a sua candidatura à Presidência da República.

Fora do DEM

E, por falar em Rodrigo Maia, o ex-presidente da Câmara deve ser expulso do DEM nesta segunda-feira 14, partido ao qual se filiou em 2007, quando a legenda foi criada para suceder o antigo PFL, que  ele também integrava. 

* Está marcada uma reunião da Executiva Nacional do partido em que será apresentado pela deputada Professora Dorinha o relatório do processo a que Maia responde no partido. O relatório conclui pela sua expulsão. 

Troca de ministros

Pressionado pelo avanço da CPI da Covid, que entrou agora na fase de quebra de sigilos de aliados do governo, e preocupado em contemplar os senadores, o presidente Bolsonaro esboça novas mudanças no primeiro escalão para os próximos dias. Estão no radar mudanças no Meio Ambiente, no Turismo e a recriação de ministérios.

* O desafio mais sensível será solucionar a queda de braço entre deputados e senadores pelo controle da articulação política, hoje em poder do grupo do presidente da Câmara, Arthur Lira, cuja relação com Bolsonaro é de sintonia fina.

Comissão EspecIal

Indicada pela liderança do MDB na Câmara, a deputada Jéssica Sales (AC) é membro titular da Comissão Especial que vai acompanhar ações de combate ao câncer no Brasil. O colegiado foi criado com a finalidade de examinar a PEC que cria o Fundo Nacional de Prevenção ao Câncer, cuja admissibilidade foi aprovada em 2019 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

* Só agora a PEC será examinada por causa da suspensão presencial dos trabalhos Legislativos em virtude da pandemia de Covid-19.

Frase

“Estamos vendo aí um governador, não vou falar de que estado é. Ele fecha seu estado, ou vai para Miami, ou foi agora plotado em um hotel do Rio de Janeiro, com a sunguinha apertadinha” - do presidente Jair Bolsonaro.

“Depois de ter tomado duas doses de antirrábica, Jair Bolsonaro passa de raivoso para apaixonado. Ele dorme sonhando com minha calça apertada, e acorda pensando na minha sunga apertada. È muito amor” – governador de São Paulo, João Doria (PSDB)

Postagem Anterior Próxima Postagem