Iklan

iklan

Peruanos vão às ruas contra a candidatura de Keiko Fujimori

24 de maio de 2021 | 24.5.21 WIB Last Updated 2021-05-24T13:52:46Z

Foto: Twitter/Ella

Milhares de manifestantes peruanos foram às ruas do país vizinho neste final de semana protestar contra a eventual eleição da candidata Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori – que governou o Peru de 1990 a 2000 – e filiada ao partido direitista Força Popular.

Fujimori disputa o cargo com Pedro Castillo, líder do partido de esquerda Peru Livre. No 1º turno, Castillo ficou em 1º lugar. O novo pleito será em 6 de junho.

Os presentes se reuniram sob o lema “Pelo Peru Keiko não vai” e marcharam por Lima, capital do Peru, até o toque de recolher – implantado para conter a disseminação da covid-19– que começa às 21h.

Segundo informações da AFP, familiares de vítimas de violações de direitos humanos durante o governo Alberto Fujimori estavam na 1ª fila. Outros identificam o fujimorismo à corrupção.

INTENÇÕES DE VOTO

Uma pesquisa nacional do IEP (Instituto de Estudos Peruados), feita para o jornal peruano La República e publicada neste domingo 23, mostra que Castillo lidera as intenções de voto da população para o 2º turno das eleições no país. São 44,8% os que disseram que votariam no candidato de esquerda.

Keiko Fujimori tem 34,4% das intenções de voto. Há ainda 12,8% que votariam em branco ou anulariam o voto. São 5,1% os que ainda não se decidiram e 2,9% aqueles que não compareceriam à votação no dia 6 de junho.

A pesquisa foi realizada de 20 a 21 de maio e entrevistou 1.208 pessoas em 94,5% das províncias peruanas. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais 
Comente
Deixe o seu comentário
  • Peruanos vão às ruas contra a candidatura de Keiko Fujimori

Tendências