Ex-senador Casildo Maldaner morre aos 79 anos

 


Waldemir Barreto/Agência Senado

O ex-senador por Santa Catarina Casildo Maldaner (MDB) morreu na noite desta segunda-feira (17) aos 79 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado desde o domingo (16) no Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC).

Em 2018, o político se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, foi diagnosticado que o tumor havia voltado. Ele passou mal de sábado para domingo e foi levado ao hospital em estado grave.

Além de senador, Casildo Maldaner também foi governador e vice-governador de Santa Catarina, deputado federal, deputado estadual e vereador nos mais de 50 anos de carreira política.

Natural de Carazinho (RS), Casildo Maldaner se mudou com a família aos 2 anos de idade para Modelo, no Oeste de Santa Catarina, município onde, em 1962, aos 20 anos, foi eleito vereador. Após passagens pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e pela Câmara dos Deputados, Casildo Maldaner governou o estado de 1990 a 1991. Vice-governador na chapa eleita em 1986, ele assumiu o comando do executivo estadual depois que um câncer tirou a vida do então governador, Pedro Ivo Campos.

Foi eleito senador da República em 1994, assumindo o mandato na 50.ª legislatura (1995-1999). Reeleito, ficou no Senado até 2003. Em 2006 foi eleito primeiro suplente do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) e retornou à Casa em janeiro de 2011, quando Colombo renunciou ao mandato para assumir o governo de Santa Catarina.

Em dezembro de 2014, anunciou a despedida do Senado e da carreira política após 52 anos em um pronunciamento no Plenário.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem