Iklan

iklan

Cooperativa que trabalha com comercialização, secagem e armazenamento de grãos, fechou o ano de 2020 com resultados positivos

26 de maio de 2021 | 26.5.21 WIB Last Updated 2021-05-26T21:56:28Z

 


O cooperativismo com o passar dos anos ganhou uma força gigantesca, tanto que hoje, é responsável por quase 50% do PIB agrícola. São mais de 1.600 cooperativas em funcionamento no Brasil, tendo destaque o setor agropecuário, com cerca de 1.597 instituições e mais de 180,1 mil produtores cooperados.

 

Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro, de alguma forma, passa por alguma destas cooperativas.

 

E no estado do Acre não é diferente, os resultados são visíveis dia após dia, tanto que a Cooperativa dos Produtores Rurais da BR 317 – Cooperopção. Mostrou que se manteve firme durante o ano de 2020 e cheia de resultados positivos.

 

De olho no cooperativismo Agropecuário

 

Com o crescimento da cooperativa e com os resultados positivos, muitos agricultores vão se aproximando e se interessando pelo cooperativismo. Durante a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa, teve a inclusão de 10 novos cooperados, entre eles, o produtor rural e pecuaristas Valdir Sperotto, que está neste ramo há mais de 40 anos e mostrou sua gratidão e expectativa com sua entrada na cooperativa.

 

“Minhas expectativas para o futuro são muito grandes, e ser admitido nesta cooperativa está sendo muito importante, haja visto que, nós estamos com o cultivo de cereais no Estado, muitos produtores estão produzindo, a tendência é aumentar a produção, até porque é o futuro do nosso Estado, todo mundo espera que a produção cresça e com isso beneficie e haja muita distribuição de renda para todos.”

 

Independente de todas as circunstâncias, vivenciadas no ano de 2020, o cooperativismo se manteve forte e resistente.

 

Segundo o Presidente da cooperativa, Marcelo Vasconcelos, o ano foi super proveitoso, sem prejuízo e com uma ótima produção.

 

“O ano foi cheio de surpresa, devido a estas eventualidades por conta da pandemia, porém para nossa cooperativa, o ano foi muito rendoso, a safra da soja, por exemplo, teve um crescimento gigantesco, a plantação do milho teve um aumento, para nossa cooperativa, não tivemos dificuldades e nem percas e sim resultados, nossas atividades não pararam em nenhum momento.” Reiterou Marcelo.

 

AGO da Coop

 

Durante a realização da AGO da Cooperopção, em atendimento as diretrizes do Sistema em acompanhar e assessorar as cooperativas nos processos de gestão e produção. Se fizeram presentes os colaboradores do Sistema OCB/AC, a técnica do núcleo de monitoramento Maria Rita e a acadêmica do Curso de Bacharelado em Cooperativismo, do Departamento de Economia Rural, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Gabriela Sobreira.

 

Eleição

 

Na assembleia, foi realizada a prestação de contas, que fechou inclusive o ano de forma positiva, além disso, ocorreu a escolha dos integrantes do conselho fiscal e mudança no estatuto, onde a cooperativa passou a ser prestadora de serviços.

 

No conselho fiscal foi eleito como titulares: João de Lima, João Evangelista e Renato Souza, e como suplentes Francisco César, Raimundo Barbosa e José Ferreira. E para diretor financeiro, Maurício Araújo.


Sobre a Cooperopção

 

A Cooperativa dos Produtores Rurais da BR 317 – Cooperopção, é uma cooperativa do Ramo Agropecuário, atualmente possui mais de 60 cooperados.

 

A instituição desenvolve um trabalho diretamente com os produtores, fornecendo seu espaço para a comercialização, secagem e armazenamento dos grãos dentro dos silos.

 

O trabalho tem sido muito procurado no Estado, principalmente devido ao crescimento da produção da soja e outros grãos, no ano de 2020 a cooperativa armazenou cerca de 90mil sacas, o que gerou um faturamento próximos de 14 milhões de reais, segundo o presidente da cooperativa. Novo Boletim da Fiocruz, alerta para o recrudecimento da pandemia nas próximas semanas.//O estudo estima que, sem a vacinação de pelo menos 70% da população, o Brasil não controlará a pandemia.//A análise mostra que houve um aumento das taxas de incidência de casos novos da covid-19, entre 16 e 22 de maio.//Mantidas as tendências dos atuais indicadores, o estudo sinaliza uma nova elevação do número médio de óbitos para um patamar em torno de 2.200 por dia.// GABRIEL

 

 

 

 

 

 

Comente
Deixe o seu comentário
  • Cooperativa que trabalha com comercialização, secagem e armazenamento de grãos, fechou o ano de 2020 com resultados positivos

Tendências