Iklan

iklan

Não faltam espertos e aproveitadores nem na pandemia

3 de abril de 2021 | 3.4.21 WIB Last Updated 2021-04-03T22:57:16Z

 


Por Mariano Maciel

Devagar

Enquanto o Ministério da Saúde afirma ter distribuído a estados e municípios, desde 18 de janeiro, mais de 43 milhões de doses de vacinas contra Covid-19, somente cerca de 18,9 milhões foram aplicadas na população até agora.

* A conta não está batendo.

Fura-fila

Furar fila aqui em Brasília resultou em demissão do comandante da Polícia Militar. A lei é igual para todos, pelo menos nesse episódio. O coronel Julian Rocha Pontes perdeu o posto por ter pulado a ordem de vacinação.

* Ele recebeu a primeira dose contra a covid-19 na quarta-feira passada na chamada “xepa”, um adiantamento previsto pela Secretaria de Saúde.

Tirando proveito

Se não bastasse quem tenta tirar proveito na fila de vacinação, o que se vê é político tentando tirar uma “casquinha” neste momento de pandemia. Os presidenciáveis usam esse artifício sem a menor parcimônia.   

Tem jeito não

Por falar nisso, Polícia Federal deflagrou na semana passada a Operação Taipan que investigou um grupo suspeito de oferecer fraudulentamente, ao Ministério da Saúde, 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, em nome de um grande consórcio farmacêutico.

 A corporação considerou o caso como uma tentativa de estelionato clássico em Minas Gerais e Espírito Santos, que não teve êxito.

* De acordo com a PF, as investigações tiveram início após comunicação feita pelo próprio Ministério da Saúde.

Compra de vacina

Avança na Câmara o projeto que trata da possibilidade de aquisição de vacinas contra a covid-19 pela iniciativa privada sem doação das doses para o SUS. Atualmente a compra de vacinas por empresas é autorizada desde que ocorra a doação dos imunizantes ao sistema público.

Política dinâmica

Ninguém fala mais na saída de Ricardo Sales do Ministério do Meio Ambiente. Como acabou de haver uma reforma ministerial e o Centrão ganhou mais um ministério – a Secretaria de Governo, que cuida da articulação política – Bolsonaro já avisou internamente que Sales fica.

Frase

“Temos muitos jovens internados em estado grave” – da intensivista Adele Vasconcelos – chefe do Pronto Socorro do Hospital Santa Marta, em Brasília.

 

 

Comente
Deixe o seu comentário
  • Não faltam espertos e aproveitadores nem na pandemia

Tendências