CPI da Covid recebe requerimentos, que miram convocações, devassa em Manaus e vacinas

 


A CPI da Covid recebeu no primeiro dia de funcionamento uma enxurrada de pedidos de senadores. Os requerimentos abrem caminho para uma devassa na condução do governo Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia.

Até as 21h45 desta terça-feira (27) foram apresentadas ao menos 173 solicitações por congressistas. Elas ainda precisam ser aprovadas pela maioria da comissão no Senado. Entre os requerimentos há pedidos para que sejam ouvidos o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os seus três antecessores, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.

PGR denuncia vice do Amazonas

Na denúncia oferecida contra o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PTB), a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo utiliza trechos de relatório elaborado pela Polícia Federal para acusá-lo por organização criminosa.

No documento, a PF, por sua vez, afirmou não ter encontrado elementos contra o político, não promoveu o indiciamento dele e indicou que o responsável pelas irregularidades é o governador Wilson Lima (PSC). Lindôra, que tem sido criticada por governadores por suposto alinhamento com o presidente Bolsonaro, afirma que os principais servidores da secretaria de Saúde do Amazonas à época da compra dos respiradores “agiam sob ordens” de Almeida. Ela usa mensagens de funcionários da pasta como exemplo da atuação do vice.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem