Vice-governador Rocha e deputada federal Mara Rocha reúnem com cafeicultores de Acrelândia para discutir melhorias na atividade e a aplicação de emenda parlamentar, visando fortalecimento do café na região.


 

O vice governador Major Rocha ( PSL) e a deputada federal Mara Rocha (PSDB), participaram de encontro com produtores de café  do município de Acrelândia.  O objetivo dessa reunião,  foi ouvir os produtores, debater melhorias e discutir o emprego de emenda parlamentar para fortalecer a cafeicultura no município.

Os produtores que se fizeram presentes, tiveram a oportunidade de falar as principais dificuldades e sugerir a soluções para alavancar a atividade cafeeira.

Se fizeram presentes no evento, o prefeito Olávo Boiadeiro, os vereadores Gilberto da Patrol, Beto Trazibe e o vereador Ivanir Vasconcelos, além dos  secretários de Agricultura Mauro Ramalho, o secretário de Saúde Vitor Lima, o Presidente do Sindicato dos Agricultores Natalino Matos e o presidente Municipal do PSDB José Ricardo.

Hoje Acrelândia é o maior produtor de café do Acre, apresentando uma  excelente  produtividade. Mesmo com a utilização de materiais genéticos de boa qualidade e resistentes a doenças, os produtores do município enfrentam um grande desafio na cultura, que é a ausência de estrutura para a secagem e o processamento dos grãos.  

O prefeito Olávo Boiadeiro falou sobre o grande potencial do café no município e agradeceu o olhar do vice governador Rocha e da deputada Mara Rocha em prol de Acrelândia.

"A lavoura do café está tomando conta das propriedades rurais, e tem se tornado uma importante fonte de renda. Com o apoio necessário que vamos receber com a emenda parlamentar da deputada Mara Rocha,  poderemos melhorar significativamente a qualidade, agregando mais valor ao produto. Quero agradecer o olhar do vice governador Rocha e da deputada Mara Rocha, que recentemente anunciaram o empenho de emenda extra no valor de R$ 2,5 milhões que serão utilizados para a compra de máquinas, construção da  nossa feira coberta e de um galpão para guardar os maquinários da prefeitura", afirmou o prefeito de Acrelândia.

O vice governador Rocha ressaltou a importância da implantação de pólos com maquinários para limpeza e  secagem do café nas regiões de maior produção do município.

" A nossa pauta principal nesse evento em Acrelândia é o café. Nós enxergamos nessa atividade,  a possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, e esse trabalho de fortalecimento da cafeicultura precisa começar e precisa de apoio, e nós não podemos perder tempo. Por isso estamos aqui, para ouvir os produtores e viabilizar através de recursos de emenda parlamentar, o suporte que os cafeicultores precisam. Pelo que ouvimos, se faz necessário resolver o principal gargalo que é a secagem dos grãos visando manter a qualidade. Entre as alternativas, percebemos que é importante a construção de pólos nas regiões de maior produção, dotados de maquinários para secagem e limpeza do café",  disse o vice governador Rocha.

Para  a deputada Mara Rocha, a reunião foi muito produtiva.



"Nós temos um sonho de ver esse estado forte através da agricultura e a da pecuária, valorizando as pessoas que moram no zona rural. Eu e nosso vice governador Rocha estamos Trabalhando  para isso.  Fico feliz de ouvir os produtores que são os maiores interessados, e de  ajudar através das nossas emendas, a viabilizar a cultura do café. A  construção de polós equipados com secadores e limpadores será extremamente importante para reduzir a presença de microorganismos e contaminações. Isso possibilitará ao agricultor obter um melhor preço e mais  qualidade ao  café. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para viabilizar a produção rural no nosso estado", disse Mara Rocha.

Uma nova reunião será marcada com presidentes de associações, para coleta de mais informações e para que eles possam escolher os locais para a implantação de secadores e limpadores de café  que serão adquiridos através de emenda parlamentar da deputada Mara Rocha.

 

--

Postagem Anterior Próxima Postagem