Urgente: Haitianos são barrados na ponte binacional ao tentar deixar o Acre pela fronteira do Peru

 


Foto: Jhonei Araújo/ Arquivo pessoal

 

Pelo menos 400 imigrantes vindos do Haiti ocupam a ponte da Integração que liga a cidade acreana de Assis Brasil à Inãpari, na fronteira com o Peru. Com a fronteira fechada, os imigrantes haitianos tentam sair do Brasil, mas são impedidos pelas autoridades peruanas, segundo o prefeito Jerry Correia.

 

De acordo com o G1, a fronteira do Acre com o Peru está fechada desde março de 2020. Nesse período, diversos imigrantes chegaram a Assis Brasil, onde foram alojados em abrigos e mantidos pela prefeitura. A cidade chegou a decretar situação de emergência.

 

Em vídeo, o prefeito Jerry Correia, alertou as autoridades estaduais,  federais, senadores e deputados federais para o problema e demonstrou preocupação pela situação caótica.

 

 “A situação em Assis Brasil é caótica, dramática, nós estamos revivendo o que vivemos em 2020, com essa crise migratória. A coisa se agravou, especialmente hoje, quando imigrantes, na sua maioria haitianos, resolveram protestar e entrar no país vizinho, Peru, a todo custo. Hoje chegamos aqui a uma situação muito tensa com crianças e pessoas debilitadas desde as primeiras horas de domingo na ponte. A gente tem medo de um confronto com o exército peruano. Clamo por ajuda da bancada federal acreana para que faça esse debate junto ao Governo Federal, pois nenhuma medida efetiva foi tomada até agora para resolver esse problema” - disse o prefeito.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem