Teve seu celular roubado ou furtado? Saiba o que fazer

 


Na hora da compra de um “celular”, oferecem um “seguro” a você, a idéia a princípio parece boa e você acaba aceitando, mas na hora em que precisar usá-lo, pode ter uma péssima surpresa e descobrir que não tem direito a nada.



UM EXEMPLO: Se o ladrão surrupiar o celular do seu bolso ou bolsa discretamente, você não receberá a indenização e, se você perder ou quebrar o aparelho, não adianta nem sonhar, ou seja, o seguro só cobre se o ato do roubo “envolver violência”.

 

Quem já não teve um celular roubado ou conhece alguém que já teve, além do prejuízo financeiro, há também a perda de dados, fotos e muitas outras coisas que hoje as pessoas guardam em seus celulares.

O SEGURO BRASILEIRO NÃO COBRE PERDA:

 

O seguro no Brasil é único no que diz respeito a sua cobertura limitada de roubo, protegendo o aparelho apenas contra o chamado “Roubo ou Furto Qualificado”, ou seja,  traduzindo isso para termos simples, é quando alguém usa uma arma ou faca para te ameaçar durante o roubo, isso significa que os casos mais comuns de “perda” de celular ficam de fora da cobertura do seguro, seja por conta da ação de um “batedor de carteiras” furtivo ou quando você esquece e acaba literalmente perdendo seu CELULAR em algum lugar.

 

Para quem teve o celular furtado, roubado ou extraviado, está muito mais fácil bloquear o aparelho e impedir que ele volte a ser usado ao longo de todo o território nacional, basta o consumidor ligar para sua prestadora e pedir que o bloqueio seja feito.

Ou seja, o processo de bloqueio em caso de perda, furto ou roubo ficou mais fácil e também bem mais rápido: antes, o aparelho podia levar até uma semana para ser efetivamente bloqueado, agora, isso acontece em algumas horas, ao bloquear o aparelho, a prestadora inclui o celular no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI), assim quem quer que esteja com o aparelho, não poderá usá-lo.

Além disso, quem perdeu o celular e, depois de bloqueá-lo, reencontrou o aparelho, pode fazer o desbloqueio ligando novamente para a prestadora, sendo que se você teve o celular roubado ou furtado, é necessário ir até uma Delegacia de Polícia e registrar ocorrência, em alguns Estados, o bloqueio também pode ser feito pela própria Policia no momento do registro da ocorrência.

POR, RODINEI LAFAETE

 


 

Postagem Anterior Próxima Postagem