Onyx e Tereza Cristina se licenciam do governo para votar em eleição da Câmara

 


Os ministros Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Tereza Cristina (Agricultura) se licenciaram de seus cargos. Os decretos de exoneração foram publicados nesta sexta-feira 29, no Diário Oficial da União.

Com isso, os dois retomam seus mandatos como deputados federais e podem votar na eleição da próxima segunda-feira 1º, que escolherá o novo presidente da Câmara.

Ambos são filiados ao DEM e devem votar em Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A bancada do partido está dividida. O principal adversário de Lira é Baleia Rossi (MDB-SP), cuja candidatura tem como principal articulador Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa.

O presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou nessa quinta-feira 28 que pelo menos 3 deputados baianos da legenda devem votar em Baleia Rossi. A declaração vem dias depois de os 5 deputados do partidos eleitos na Bahia terem apoiado publicamente a candidatura de Lira.

O apoio a Lira é grande na sigla. Caso a legenda nem ao menos vá para o bloco de Baleia Rossi, exporá uma influência reduzida de Rodrigo Maia sobre a bancada e ele sofrerá grande enfraquecimento político.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem