Na
manhã dessa terça-feira (05/01), a Deputada Mara Rocha (PSDB/AC) acompanhou o
Vice-Governador Major Rocha, em audiência no Ministério da Educação, em
Brasília, para tratar sobre o programa de Educação Conectada, do Governo
Federal. O representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, também
esteve presente.
A
audiência foi um convite do Ministro da Educação, Professor Milton Ribeiro, em
resposta ao ofício encaminhado por Mara Rocha, em julho de 2020, solicitando a
instalação de acesso à internet para Escolas na Zona Rural de Rio Branco.
Durante
a reunião, o Ministro informou que, das seis escolas indicadas pela parlamentar
tucana, apenas a Escola Boa Fé II não foi atendida, em razão da distância e das
dificuldades técnicas.
“Em
julho, quando o Ministro Milton Ribeiro assumiu a pasta, fiz questão de
procurá-lo solicitando a inclusão de escolas da zona rural de Rio Branco no
programa de Educação Conectada. Naquele momento indiquei as Escolas Santiago
Dantas, Irene Dantas, Cláudio Augusto, Dalva de Souza, João Câncio e Boa Fé II,
e hoje ele nos deu essa excelente notícia do atendimento do nosso pedido”,
informou Mara Rocha.
“Nossa
assessoria tentou atender à demanda por compreender que essas escolas, com
conexão com a internet, servirão como um ponto de apoio à população,
principalmente em tempos de pandemia, como o que vivemos”, declarou o Ministro
Milton Ribeiro.
Vice-Governador
Solicita Projeto Piloto de Robótica
Durante
a audiência, o Vice-Governador, Major Rocha, solicitou a introdução de um
Projeto Piloto de Robótica nas escolas cívico-militar para os alunos do ensino
médio.
“Encaminhei
a solicitação de um projeto piloto de robótica nas nossas escolas
cívico-militar como uma forma de incentivarmos um ensino que auxilie o aluno a
explorar seus potenciais, o que poderá melhorar o nosso desenvolvimento
econômico e social. Precisamos preparar o estudante do Acre para os desafios do
século XXI”, afirmou o Vice-Governador.
“Daremos
todo o apoio às iniciativas solicitadas”, reforçou o ministro da Educação. No
caso do ensino de robótica, explicou que ele pode ser realizado por meio de
parcerias com organizações e instituições parceiras, a exemplo do que ocorre
com o programa Ensino Médio em Tempo Integral, que está em fase de
reorganização.