À beira do colapso

 


Quase 100% dos leitos de UTI em Rio Branco estão ocupados

 

Informações divulgadas pela imprensa local, confirmadas por profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, dão conta que na tarde desta terça-feira, 26, Rio Branco praticamente atingiu a ocupação máxima de leitos de UTI nas unidades hospitalares das redes pública e particular.

 

A situação é extremamente grave. Eu, como deputado federal solicito ao governo do Estado a adoção de providências imediatas para que a necessidade dos pacientes que neste momento aguardam vagas em leitos em UTI sejam atendidos, assim como a adoção de medidas concretas com relação ao agravamento da pandemia. É preciso evitar o colapso na saúde pública, como o que está acontecendo nos estados de Rondônia, Amazonas e Pará.

 

Também estou comunicando a situação ao Sr. Ministro da Saúde para que o governo federal nos apoie nesse momento.

 

Minha intenção não é causar pânico, mas alertar a população, e cobrar das autoridades a adoção de medidas urgentes, uma vez que segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde, ao se atingir 85% de ocupação de leitos de UTI, é necessária a decretação de medidas duras de distanciamento social, e isso nesse momento não está sendo feito no nosso estado, o que pode indicar que em poucos dias que a situação pode se agravar ainda mais.

 

Mais do que nunca precisamos manter os cuidados para salvarmos nossas vidas e das pessoas que amamos.

 

Leo de Brito

Deputado federal PT-AC

Postagem Anterior Próxima Postagem