Espaço
Após duas eleições para o comando do Congresso
prometendo “não votar em golpista”, o PT aceita agora apoiar nomes que
defenderam o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
* “Temos que
recompor nossas posições”, diz Carlos Zarattini (SP). O objetivo é ocupar
espaços na Mesa e em comissões.
Oposição com Lira
O líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL), é o
candidato do governo para presidir a Câmara, o que afasta os partidos de
esquerda da sua candidatura, mas uma aliança com ele não está completamente
descartada. Ele será recebido pelas bancadas e é defendido como alternativa por
alguns, mas grande parte da oposição.
* Há cinco nomes querendo a vaga: os presidentes do
MDB, Baleia Rossi (SP), do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e do PSL, Luciano
Bivar (PE), além dos deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Elmar Nascimento
(DEM-BA).
Sem voos
Se o governador Gladson Cameli não tomar providencias com relação aos sérios problemas identificados nos aeródromos de Thaumaturgo e Porto Walter, a população dos dois de cancelamento municípios vai ficar sem tráfego aéreo. O alerta é da Anac que já iniciou o processo de interdição das pistas.
* A deputada Perpetua Almeida (PCdoB-AC) esteve na Anac e vai propor um termo de ajustamento de conduta na tentativa de evitar o pior.
Reeleição para o Congresso
No cenário provável de o STF autorizar a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, haverá questões em aberto sobre como se viabilizaria a possível recondução de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Defensores da dupla dizem que não seria necessário fazer mais nada, apenas convocar a eleição.
* Já parlamentares que se opõem à tese ou fazem parte do centrão vêem necessidade de alterar pelo menos o regimento da Câmara dos Deputados, que veda explicitamente a possibilidade.
Esquentou no Acre
A confusão só aumenta nos bastidores da política acreana. Depois da trairagem geral nas eleições municipais, o MDB de Flaviano Melo diz que não confia mais no governador Gladson Camelí e no senador Sérgio Petecão.
* Na política, nada como um cafezinho no final da tarde.
Dominando o Nordeste
O Progressistas foi o partido que mais se fortaleceu nas eleições municipais no Nordeste. Comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), a legenda praticamente dobrou de tamanho considerando a população sob sua gestão. Com isso, o partido saiu de sétimo lugar para a liderança no ranking municipal, posto que estava com o PDT, agora na terceira posição.
* Na outra ponta, PSDB amargou o maior prejuízo na região.
Devolução
O governo federal deve pedir ainda neste mês, por meio de mensagens de celular, que 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício devolvam o dinheiro aos cofres públicos.
* A pasta estima que o governo poderia reaver R$ 1,57 bilhão se cada um desses beneficiários acionados devolvesse, ao menos, uma parcela de R$ 600.
Frase
“É uma vergonha esse acordo de parte do STF com parte do Congresso Nacional para permitir a reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara. Não é correto e não é coisa de país sério. A Constituição é clara no seu art. 57, parágrafo quarto, proibindo. Não há margem para discussão. Uma vergonha! Meu voto é contra” – do senador Antônio Reguffe (Podemos – DF)