Improvável, mas não está descartada uma candidatura petista à Presidência da Câmara

 


Apagando arestas

Candidato de Rodrigo Maia para a Presidência da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP) se reuniu com partidos de esquerda para tentar garantir os votos necessários à eleição interna da Casa. O primeiro teste do candidato consiste, sobretudo, em aparar as arestas com o Partido dos Trabalhadores, dono da maior bancada da Câmara e ainda com restrições ao emedebista. 

Só no ano que vem

O MDB vai esperar 2021 chegar para escolher seu candidato ao Senado. Assim todos passam as festas de fim de ano em completa harmonia.

Imbróglio eleitoral

Decisão do ministro Nunes Marques que anulou trecho na Lei da Ficha Limpa deixa dúvidas sobre o alcance e a eficácia da regra aprovada com grande respaldo popular. Especialistas alertam que a mudança pode minar a percepção sobre o combate à corrupção.

* A decisão do novo ministro do STF provocou uma corrida de candidatos que pleiteiam assumir cargos eletivos nas próximas eleições.

Em alta

Com simpatia e carisma, Ana Paula Lima vem realizando um sólido trabalho frente à assistência social do Estado do Acre. Dentre as iniciativas, destaque na condução da campanha do Governo do Estado "Faça uma criança sorrir no Natal", tratamento com idosos e moradores de rua, valorização dos conselhos Tutelar e da Criança e Adolescente, apoio às entidades socioassistenciais do Estado e acompanhamento da política migratória (cuidado especial com os migrantes venezuelanos).

Calados

Por enquanto, os senadores e deputados da bancada do Acre ainda não se pronunciaram sobre a disputa pelas presidências das duas Casas. Na Câmara, os votos dos parlamentares tendem para a oposição e a situação.

Dilema de Bolsonaro

 Diferentemente da Câmara, onde definiu apoio a Arthur Lira (PP-AL), o presidente Bolsonaro terá que circular com muito cuidado entre a base aliada. Alí, o partido de seus dois líderes – o do Congresso, Eduardo Gomes, e o do Senado, Fernando Bezerra Coelho – deseja recuperar o poder que perdeu em 2019 para Daví Alcolumbre (DEM-AP) com o apoio do Planalto.

 Pesquisa

O Hospital Albert Einstein iniciou uma nova pesquisa para testar a eficácia de um remédio em pacientes com a Covid-19. O nome é difícil. Chama-se dapagliflozina. O estudo avalia se esse medicamento – comercializado com o nome de “forxiga” e usado em tratamento de diabetes – pode evitar que contaminados pelo coronavírus evoluam para estados mais graves da doença, como complicações cardíacas, respiratórias e renais ou até mesmo o óbito.

Evitando o isolamento   

Em tempo recorde o Governo do Acre providenciou uma passagem provisória onde ocorreu o rompimento do trecho da BR 364, entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá, na comunidade Maracanã, próxima ao Rio Gregório, por conta das fortes chuvas na região.

* A medida emergencial evitou o isolamento terrestre das cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, que dependem da rodovia para o abastecimento de gêneros alimentícios e outros produtos de primeira necessidade.

De novo

Em Tarauacá as ruas já estão alagando por causa da enchente do rio Tarauacá. Os moradores da cidade estão preocupados com a elevação das águas. Em anos anteriores, a cidade foi a mais prejudicada com as enchentes do inverno amazônico.

Frase

“Tudo tem limite. Não tenho sangue de barata: lutei para chegar aqui, me livrei da morte naquela facada e, jamais, vou aceitar se aparecer um dia movimento conspiratório. Me tirar daqui de qualquer jeito, sem motivo, não vai mesmo. Ou para escravizar o nosso povo” – do presidente Bolsonaro em mensagem direta àqueles que cogitarem qualquer pedido de impeachement.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem