No dia 04 de Dezembro, foi publicado no Portal de Notícias Direto do
Planalto, Matéria de autoria desse Jornalista que vos fala, onde foi abordado
assunto ora intitulado com o seguinte título: Em Cruzeiro do Sul no Acre, Médico Vidente da UPA, atende
olhando somente na ficha do Paciente.
Fato este que teria ocorrido
no dia 24 de Novembro de 2020, por volta dás 22:00 horas na Unidade de Saúde
acima citada, onde segundo denúncia da SRA. IOLANDA LUSTOSA, suas irmãs VERA e
ALINE, foram atendidas pelo Médico, DR. JOÃO PAULO MOREIRA DA COSTA (CRM. Nº
2149), sem qualquer tipo de exame físico e contato
visual, somente olhando na ficha das pacientes em questão.
Após veiculação da Reportagem no PORTAL DE
NOTICÍAS DIRETO DO PLANALTO, ocorreu muita
polêmica e repercussão na Cidade de CZS sobre o assunto, com mais de 500
compartilhamentos e cerca de quase 1.000 comentários nas Redes Sociais, Fanpage,
Face-book e grupos do WatsApp, onde um dos assuntos mais falado foi
sobre o MÉDICO VIDENTE e também sobre o mal atendimento prestado aos
usuários da UPA de Cruzeiro do Sul, que pela imensa quantidade de criticas
expostas restou comprovado que é “comum ser destratado” na UPA de Cruzeiro do
Sul e que a denúncia da SRA. IOLANDA LUSTOSA, fez com que várias pessoas
viessem à público expor o descontentamento com a referido Órgão Público, onde
não dá para se fechar os olhos diante de tanta reclamação, além do mais, “para um bom entendedor meia palavra basta”, ou melhor
dizendo: com quase mil comentários criticando a forma de atendimento no local
em questão, é mais que suficiente para que o Gerente Geral da referida Unidade
de Saúde, SR. MACSON ROSAS, tome ás devidas providências cabíveis para que está
lamentável situação mude, ou seja, QUE Á
PESSOAS SEJAM TRATADAS COM CARINHO, RESPEITO E ATENÇÃO, afinal de
contas não é demais lembrar, que quem paga o salários dos funcionários, incluindo
é claro o “Gestor e o Médico Vidente” da UPA de CZS, são os usuários que
procuram o local para atendimento, que assim sendo, são os PATRÕES de todos os
que ali trabalham.
Em fiel observância e respeito, ao principio
do JORNALISMO CRÍTICO, IMPARCIAL E APARTIDÁRIO, este Jornalista decidiu em 30 de Novembro, ligar para a “Porta Voz do Governo do Acre”, SRA. MIRLA
MIRANDA, para relatar o fato ocorrido e comunicar que estaria enviando para
a mesma “via email” a integra da denúncia ora recebida, onde no Dia 02 de Dezembro, ás 13:34, foi
enviada a seguinte resposta:
-“ Bom dia Sr. Lafaete. A equipe de Assessoria da Sesacre
(Fayde) já está entrando e contato com o Hospital Regional do Juruá para
averiguar a denúncia. Ela entrará em contato com o Senhor. Obrigada, Estamos à
disposição.”
Ocorre, que a fala
acima escrita pela PORTA VOZ DO GOVERNO DO ACRE, ficou somente na teoria, pois
o prazo estipulado por este Veiculo de Comunicação para o envio de uma NOTA DE
ESCLARECIMENTO, era até o Dia 03 de Dezembro, ás 18:00 horas, ressaltando que
somente após 05 dias depois, ou seja, “no Dia 07
de Dezembro, ás 13:23”, o SR. MACSON ROSAS, Gerente da UPA de CZS, perguntou à
este Jornalista, via rede social (FACEBOOK), o seguinte: “Boa tarde caro Sr. Rodinei. Posso ter um espaço em
seu jornal, para direito de resposta”?
Assim sendo, segue abaixo o DIREITO DE RESPOSTA, ora
solicitado e enviado pela UPA DE CRUZEIRO DO SUL em (07-12-2020), através da Nota
de Esclarecimento abaixo inserida, bem como em seguida a RESPOSTA DA
DENUNCIANTE, em relação ao que foi dito pelo Gerente da referida Unidade de
Saúde, no tocante ao fato ocorrido e ora denunciado:
NOTA
DE ESCLARECIMENTO DA SESACRE:
A
Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da UPA Vale do Juruá - Jaques
Pereira Braga, esclarece a suposta denúncia de descaso no atendimento prestado:
1.
Conforme prontuário, a enfermeira responsável pela triagem fez o primeiro
atendimento das duas irmãs, Sra. Aline e Sra. Vera (citadas conforme postagem
no Facebook da Sra. Iolanda Lustosa na data de 29/11/2020 e matéria no site
Direto do Planalto, na data 04/12/2020), constatando suspeita de Covid-19,
foram encaminhadas à área de isolamento para atendimento médico;
2. O
médico plantonista, Dr. João Paulo Moreira da Costa, realizou atendimento
médico, solicitou o exame de malária, prescreveu medicação, fez orientação e
deu alta;
3. No
final do atendimento, a denunciante solicitou renovação de atestado para a
irmã, que foi negado pelo médico, pois o mesmo a orientou, procurar o posto
Sentinela;
4. Conforme consta em Prontuário com
anotação médica e de enfermagem
A direção
está disponível para esclarecimentos.
Adm. Macson de Almeida Rosas - Gerente-geral
UPA Vale do Juruá - Jaques Pereira
Braga
RESPOSTA
DA DENUNCIANTE:
Primeiro nesta nota de
esclarecimento emitida pela UPA DE CRUZEIRO DO SUL, não existe verdade, mas
como eu já sabia que seria assim, pois, aqui é uma terra sem lei na área da
saúde. Como já falei, não são todos os médicos, mais a maioria nos humilham,
desfaz das pessoas que necessitam de Atendimento, como foi no nosso
caso, e não só o nosso, como foi possível ver, nas centenas de
comentários na minha postagem anterior que eu fiz no dia 29 de Novembro e
também na Matéria do Jornalista, RODINEI LAFAETE DO DIRETO DO PLANALTO.
Postam uma nota de esclarecimento e acaba ficando por isso mesmo, e as
injustiças continuam; como é que pedi um atestado pra minha irmã, se o médico
nem atendeu minhas irmãs, e nem comigo falou, apenas mandou a
receita pela enfermeira do plantão, e mandou agente vir embora. Depois
que eu reclamei que isso era uma pouca vergonha o que ele estava fazendo
com minhas irmãs, e que eu nunca vi na minha vida um médico nem ver
as pacientes e já mandar a receita, e que o atendente da recepção foi
falar pra ele, aí ela mandou por minhas irmãs no soro, e em seguida
mandou perguntar o que elas estavam fazendo lá. Gente, quem vai a um hospital,
é atrás de socorro e não passear; e depois do soro quem deu alta as minhas
irmãs foi a enfermeira, pois ele nem se deu ao trabalho de ir onde elas
estavam. É por isso que acontece esses tipos de injustiças e humilhações, pois,
não tem punição e ninguém toma providências. Tudo que pedi foi providências,
para que ninguém mais passe o que eu e minhas irmãs passamos , pois, somos
pessoas de bem e seres humanos, e temos direitos, respeito e consideração,
afinal, contribuímos também com nossos impostos . E ao invés de tentarem nos
desmentir, deveriam ter vergonha da situação e tomarem providências. Ora pois,
até onde sei os médicos fazem juramentos de salvar vidas e não humilhar e
tentar adivinhar de longe o que o paciente está sentindo. Essa é a minha versão
do que realmente aconteceu e que todos que me conhecem, bem como também ás mais
de 500 pessoas que compartilharam a Matéria e ás mais de 1.000 pessoas que
comentaram falando sobre como é a forma de atendimento na UPA de CZS, algumas
confirmando que o MÉDICO VIDENTE, realmente tem o hábito de atender olhando
somente na ficha do paciente, falam por si só, ou seja, QUEM ESTÁ REALMENTE
DIZENDO A VERDADE.
Considerando
a gravidade da denúncia em relação à UPA
DE CZS, que originou a Matéria sobre o MÉDICO VIDENTE, bem como
também os vários comentários dos usuários da referida Unidade de Saúde, à cerca
do mau atendimento que estaria sendo prestado pela mesma, inclusive com uma denúncia
de suposta “omissão de socorro”, esse Jornalista compromissado
com sempre com a verdade, informou o acontecido através do envio da “Reportagem”
para a PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO ACRE, que assim que tomou conhecimentos
dos fatos, determinou a abertura de
investigação para adoção dás medidas cabíveis, conforme se constata no
comunicado enviado e abaixo inserido:
COMUNICADO
DE INSTAURAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO POR PARTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ACRE:
AO
SENHOR
RODINEI LAFAETE
DE JESUS
PRESIDENTE
DA ANDECON
Com os devidos cumprimentos,
o gabinete da Procuradoria Geral de Justiça informa que, em atenção à Reportagem encaminhada, restou
instaurada a Notícia de Fato
SAJ/MP n.º 01.2020.00002238-0, cujos autos foram remetidos à Promotoria de Justiça Cível de Cruzeiro do
Sul, para conhecimento e adoção das providências pertinentes.
Por gentileza, solicito
a confirmação de recebimento desta mensagem eletrônica.
Respeitosamente,
Raul Luiz de Souza Luz
Assistente Operacional
Assessoria Jurídica da Procuradoria
Geral de Justiça
Ministério Público do Estado do Acre
Por fim, considerando todo o fato ocorrido na UPA DE CRUZEIRO DO
SUL no Dia 24 de Novembro de 2020, que deu origem a Matéria ora intitulada: Em Cruzeiro do Sul no Acre, Médico Vidente da UPA, atende
olhando somente na ficha do Paciente, não há
como eu na condição de CIDADÃO e de JORNALISTA abrir mão do “sagrado direito constitucional” de
expressar aqui a “MINHA OPINIÃO” sobre este lamentável caso acontecido na
referida Unidade de Saúde, em razão da grande repercussão do acontecido, causou
uma onda de quase MIL COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS, contendo
várias “denúncias” dirigidas ao Órgão em questão.
1º)- Causa estranheza, o fato
que na Nota de Esclarecimento enviada pela UPA DE CZS, o Gerente responsável
pela mesma, se preocupou tão somente em querer desmentir a denúncia de mal
atendimento da SRA. IOLANDA LUSTOSA, praticado pelo Médico, João Paulo Moreira
da Costa, em relação ás suas irmãs, VERA e ALINE, se esquecendo de observar e considerar
ás centenas de reclamações que sucedeu em conseqüência do fato ocorrido na
referida Unidade de Saúde Pública;
2º)- Deu a entender, que o
referido comportamento do GESTOR DA UPA DE CZS, foi o de querer “negar o
inegável” , se esquecendo o mesmo, que um dos princípios norteadores da
“Administração Pública” previstos no artigo 37, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL é
justamente o “Princípio da Eficiência”, ou seja: que a
“Administração Pública”, através de seus Agentes, busque sempre o bem comum, por
meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra,
transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre buscando um
serviço prestado com qualidade, carinho, respeito e atenção aos usuários, que
são os PATRÕES de todo e qualquer AGENTE PÚBLICO, que são pagos pelo Cidadão
Contribuinte para “Servir ao Público”;
3º)- No dia em que a
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, através de seus “Agentes Públicos”, conseguir entender
que uma “crítica” pode ajudar tanto quanto um “elogio” estará dando um grande passo para
entenderem de uma vez por todas, que os ÓRGÃOS PÚBLICOS, por si ou suas
empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de
empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes,
seguros, com qualidade e quanto aos essências, de forma contínua; descobrirá
que é através do cometimento de ERROS, que chegamos aos ACERTOS;
4º)- Quanto ao
fato, dás “más línguas” e de quem não tem conhecimento do direito, em ficar
dizendo que a denunciante SRA. IOLANDA
LUSTOSA, não deveria ter provocado um “Repórter de São Paulo”, para fazer a denúncia contra a UPA DE CZS,
cumpre deixar claro, que não existe no Brasil nenhuma “Lei Federal” dizendo que um
JORNALISTA só pode fazer Matérias ou
Reportagens relacionados à sua jurisdição, ou seja, ao Estado onde reside, há
não ser que o ACRE não pertença ao BRASIL e em sendo assim, teria uma Lei proibindo a atuação da IMPRENSA de outro
Estado na Região;
5º)- Por fim,
soube-se também, que o MÉDICO VIDENTE, JOÃO PAULO MOREIRA DA COSTA, estaria
descontente e revoltado com toda a situação envolvendo seu nome e que estaria
pensando em “processar” ás partes envolvidas na questão, assim sendo, se faz
permissivo inserir abaixo, o “Entendimento” do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL sobre o
assunto, vejamos:
-“ Na
avaliação de CELSO DE MELO, MINISTRO DO STF, a Liberdade de Imprensa é projeção
da Liberdade de Manifestação do Pensamento e de Comunicação, e assim tem
conteúdo abrangente, compreendendo dentre outras prerrogativas do JORNALISTA, o
direito de informar, o direito de buscar
informação, o direito de opinar e o direito de criticar, portanto a publicação de reportagem ou opinião com
crítica dura e até impiedosa afasta o intuito de ofender, principalmente quando
dirigida a figuras públicas e notórias”.
6º)-
Por fim, deixo bem claro na presente expressão da MINHA OPINIÃO, que numa
“democracia” uma Imprensa Verdadeira, não abrange somente ás opiniões inofensivas ou
favoráveis, mas também aquelas que possam causar transtornos ou inquietações, deixando
avisado à todos que o meu compromisso é estar
ao lado do Povo, expondo
as trapaças dos Poderosos e a precariedade dos Serviços Públicos, principalmente
na ARÉA DA SAÚDE PÚBLICA, através de um Jornalismo Critico, Imparcial e
Apartidário!!!
POR, RODINEI LAFAETE