PONTOS CRUCIAIS QUE ENVOLVEM A VENDA DE UM IMÓVEL EM BRASÍLIA

Contrato, identificação, prazos e mais. Saiba quais são os principais pontos envolvidos na venda de um imóvel.

Créditos: Pexels


Comprar um apartamento em Brasília é um desejo que vem se tornando cada vez mais real. Mesmo que seja um terreno para construção de uma casa, a questão é que todos os tipos de imóveis estão sendo negociados de forma mais amigável e facilitada por aqui, atualmente, visto que as taxas de juros imobiliários são as menores da história do país. Porém, é preciso lembrar que, mesmo que as coisas estejam teoricamente mais fáceis, ainda existem alguns pontos envolvidos na venda de um imóvel, e neste artigo você poderá conferir um passo a passo sobre esta negociação que pode até parecer simples, mas não é tão fácil quanto aparenta, afinal, se trata da venda de um bem de valor. Acompanhe.


DADOS DO CONTRATO: Comprar apartamento envolve contrato – seja com a imobiliária ou com a construtora – e, como você já deve saber, contratos precisam estar atualizados e com todos os seus dados descritos de forma correta. CPF, RG, endereço atualizado, estado civil, nacionalidade, profissão, comprovante de vínculo empregatício e mais. Aqui, a questão não é volume, mas a exatidão das informações, portanto, antes de assinar um contrato de venda é preciso conferir minuciosamente se todos os campos foram preenchidos de forma correta. O mesmo vale para pessoas que possuem uma união estável em comunhão de bens, além de preencher os dados de ambos os envolvidos na compra, também é plausível que se verifique todo o documento para que seja possível identificar se está tudo correto.


DESCRIÇÃO: A descrição do terreno ou imóvel, deverá ser feita em paralelo à fase de verificação, ou seja, mesmo com a vistoria realizada, é necessário conferir na documentação se o mesmo possui todas as suas características no papel, e se estas estão de acordo com a realidade. Metragem quadrada, características especiais, localização e cartório de registro são alguns dos dados que devem estar na descrição do imóvel.


DATAS LIMITES: Outro ponto que é crucial ser levado em consideração, é a avaliação dos prazos. De forma detalhada, é preciso constar em contrato a data que o imóvel deve ser desocupado, tanto por moradores, quanto por possíveis peças da mobília que não estarão inclusas na venda. Se o local estiver ocupado ou ainda em construção, no prazo estipulado para a mudança, é possível que o proprietário e o comprador tenham problemas, por isso, não só a verificação, mas a comunicação entre ambas as partes, é fundamental para verificar e entender os prazos da melhor maneira possível.


VALORES: Esta talvez seja uma das partes mais importantes da verificação de informações. Ao receber o contrato completo e preenchido, verifique se os prazos de pagamento do imóvel ou terreno em questão, estão de acordo com o que foi conversado, além é claro de conferir se a forma de pagamento e os respectivos valores das parcelas estão certos. Vale à pena lembrar aqui que, até a forma de pagamento – se será feita por meio de boleto bancário ou transferência – precisa estar muito bem explicada, assim como os dados bancários que precisam estar corretos para que não ocorra problemas.


TAXAS: Comprar apartamento envolve tempo e dinheiro, e caso ainda não saiba, existem alguns encargos que também devem ser quitados além do valor do imóvel, como é o caso do ITBI ou até mesmo da porcentagem que deve ser repassada à imobiliária que realizou a negociação.


ESCRITURA PÚBLICA: Para finalizar, é essencial que você saiba que, mesmo com o contrato de compra e venda do imóvel em mãos, o novo proprietário só será o dono efetivo do local – seja uma casa, um apartamento ou até mesmo um terreno – apenas quando estiver com sua guia do Registro de Imóvel em Cartório, bem como sua Escritura Pública. Mas existe outro detalhe que precisa ser dito neste tópico, caso o processo de compra e venda tenha sido feito por meio de financiamento bancário imobiliário, a posse do imóvel não é mais do proprietário, mas sim da instituição financeira que concedeu o empréstimo e só terá sua titularidade transferida ao comprador, assim que o mesmo conseguir quitar 100% o valor financiado.


Saiba mais informações sobre como comprar apartamento de maneira segura ou confira outros conteúdos como aprender a escolher o melhor tipo de terrenopara construir a sua casa, seguindo nossos perfis nas redes sociais e conferindo nossas publicações exclusivas. E se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo.

  

Postagem Anterior Próxima Postagem