Bolsonaro se manteve em silêncio e nem realizou o tradicional telefonema de cumprimento ao novo presidente Biden


 Por Mariano Maciel


Toma que o filho é teu

O grupo de Rodrigo Maia trabalha com um cenário no qual o Supremo Tribunal Federal (STF) lavará as mãos e decidirá tratar a eleição para o comando da Câmara e do Senado, marcada para fevereiro de 2021, como assunto a ser resolvido pelo próprio Congresso.

* Nesta semana estiveram presentes no jantar na casa de Maia dois deputados do seu grupo com interesse em concorrer à cadeira ocupada por ele: Baleia Rossi (SP), presidente do MDB, e Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), adversário de Lira. Lá estava, ainda, Elmar Nascimento (DEM-BA), nome defendido pelo grupo de Maia para comandar a CMO.

Herança

O ministro Kassio Nunes Marques, empossado no Supremo Tribunal Federal, na semana passada, herdou 1.668 processos do acervo do ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13 de outubro. O volume envolve ações judiciais, inquéritos e procedimentos criminais.

Uma delas


A ação movida pela Rede contra o foro privilegiado concedida pelo TJ-Rio ao senador Flávio Bolsonaro no caso da “rachadinha” teve relatoria assumida pelo ministro Nunes Marques.


* O caso estava com Celso de Mello, mas, com a aposentadoria do ministro, acabou ficando com Nunes Marques, que o substituiu.


Vaias e aplausos


A mudança de rumo do governo e a empolgação com a velha política levaram Jair Bolsonaro para o meio de uma disputa regional, nesta quinta (5). Juntos no mesmo palanque em Alagoas estiveram o presidente, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Fábio Faria (Comunicações) e políticos da região, incluindo o outrora crítico Fernando Collor.


* O anúncio de obras de água à população virou um comício com vaias ao clã dos Calheiros (MDB) e a favor do grupo de Arthur Lira (PP).


Ranking...


Macapá está ente as 11 capitais mais violentas no país, ranking no qual contam cinco metrópoles da região Norte e seis da região Nordeste.


...da violência


Segundo o Atlas da Violência, o Amapá registrou um crescimento substancial da taxa de homicídios entre 2007 e 2017. Autoridades locais atribuem o agravamento a ação de traficantes, que expandiram seus negócios ilícitos pelo Norte e Nordeste do país.


Por outro lado


O Amapá detém o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região Norte, acima da média nacional. O cálculo do índice, leva em conta indicadores da educação, saúde e renda.


Relaxou  


Enquanto isso, no Acre, a preocupação da população é com o provável novo surto da pandemia de Covid-19. A campanha eleitoral tirou a maioria das pessoas do isolamento social. Até parece que a doença foi embora.


* Comícios, passeatas, carreatas, reuniões partidárias, abraços e apertos de mão sem o uso de máscaras foram manifestações comuns  durante a campanha eleitoral.


Frase


“Há duas maneiras de fazer política: Ou se vive “para” a política ou se vive “da” política” – Max Weber, intelectual, jurista e economista alemão.

Postagem Anterior Próxima Postagem