Sistema OCB e STRADA levam apoio técnico às cooperativas de agricultura familiar na zona rural do Acre


 Por: Enarde Fernandes – ASCOM OCB/AC

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre (OCB/AC), Valdemiro Rocha, juntamente com a analista de monitoramento em cooperativismo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Acre (SESCOOP/AC), Wanderly Frota e a técnica de base da empresa Consultoria e Projetos (STRADA), Nayara Bezerra, visitaram durante esta semana três (03) cooperativas de agricultura familiar na zona rural do estado do Acre, levando apoio técnico nas áreas de gestão de processo produtivo, governança e comercial.

Na quarta-feira, 23/09, visitaram a Cooperativa dos Produtores, Extrativistas de Agricultura Familiar da Nova Baixa Verde (ACREVERDE), situada na BR 317, sentido Boca do Acre, KM 26, onde debateram sobre o plano de trabalho da cooperativa, licitações e políticas públicas.

O objetivo da visita foi levar apoio técnico aos cooperados no que tange à construção de ATAS, bem como orientá-los sobre os processos de participação em licitações públicas, por meio do qual a cooperativa vem colocando sua produção no mercado. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo do Acre também vem sendo uma grande alternativa para o fortalecimento dos pequenos produtores.

Hoje, a cooperativa ACREVERDE é composta por 44 cooperados, sendo 16 homens e 28 mulheres, e tem como principal produto a farinha de mandioca, oferecendo também outros itens como a macaxeira congelada, frutas, legumes e hortaliças.

Na quinta-feira, 24/09, visitaram à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Polo Geraldo Fleming (COOPERMIX), e hoje, 25/09, encerrando a semana de visitas com a Cooperativa de Produtoras e Produtores Agrícolas (DOCE MEL).

Uma iniciativa do Governo Federal

STRADA é uma empresa privada que atua, por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), numa inciativa do Governo Federal que tem como objetivo levar auxílio técnico para as cooperativas e associações nas áreas de governança, financeira, comercial, sócio ambiental e gestão de pessoas, assim promovendo a integração do sistema de pesquisa agropecuária e do sistema de assistência técnica e extensão rural, fomentando o aperfeiçoamento e a geração de novas tecnologias.

O Sistema OCB/AC, tendo conhecimento da iniciativa do Governo Federal, está atuando juntamente com a empresa STRADA e já visitaram cinco (05) cooperativas, as quais: Acreverde, Coopermix, Comprova, Coopaltoacre e Doce Mel. Ao todo serão realizadas 17 visitas a cooperativas e associações.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem