Estamos na era do fanatismo político e religioso?

 

Por Mariano Maciel

Fanatismo...

O que o presidente Bolsonaro, o ex-presidente Lula e o presidente americano, Donald Trump, têm em comum? Chova ou faça sol, seus seguidores se mantêm firmes e fortes e, quanto mais eles erram, mais bobagens falam, mais consolidam e ampliam sua popularidade.

* É um fenômeno político que resvala para a seara religiosa, de crença, de dogmas.

...político


Quando a paciência do então ministro Sérgio Moro se esgotou, a deputada bolsonarista Carla Zambelli, sua afilhada de casamento ficou apavorada: "Bolsonaro vai cair se o senhor sair"

* Pois é. Bolsonaro não caiu e, muito pelo contrário, não para de crescer nas pesquisas. Se nem a queda de Moro o afetou, o que poderia afetar?

Oportunismo

Ao menos 21 mil candidatos de todo o país que disputarão as eleições municipais deste ano para prefeito ou vereador mudaram a declaração de cor e raça que deram no último pleito, em 2016, conforme registros disponibilizados até agora pela Justiça Eleitoral.

* O movimento acontece num momento em que os partidos têm sido pressionados a ampliar a representatividade de negros na disputa, inclusive com a fixação de cota na distribuição dos recursos de campanha proporcional à quantidade de candidatos.

Em alta

.
Aos poucos o senador Márcio Bittar conquista seu lugar de destaque no governo e na mídia. Não bastasse a relatoria do orçamento da União para o próximo ano, Bittar acumula a relatoria do Pacto Federativo, que tem aproximado ainda mais o parlamentar acreano ao Palácio Do Planalto.

* Na semana passada, de uma sacada só, conseguiu levar dois ministros ao Estado do Acre e, melhor, levando na bagagem dois projetos que somam mais de R$ 440 milhões.


Volta...


Ministro da Educação, Milton Ribeiro, reconhece que a pandemia do novo coronavírus acentuou a desigualdade educacional no País. “Não é um problema do MEC, mas um problema do Brasil”, afirmou em entrevista ao Estadão.


* Ribeiro acredita que não faz parte das atribuições do ministério resolver a falta de acesso à internet de alunos que não conseguem acompanhar 0aulas online ou se envolver na reabertura de escolas. 

 

... às aulas


À frente do MEC há dois meses, Ribeiro, que é pastor presbiteriano, disse que pretende reformular o currículo do ensino básico e promover mudanças em relação à educação sexual.

 

* Segundo ele, a disciplina é usada muitas vezes para incentivar discussões de gênero.


Temporariamente


Está suspenso temporariamente o depoimento do presidente Jair Bolsonaro na investigação que apura se ele interferiu na Polícia Federal. A decisão, que também paralisa todo o inquérito, valerá até uma deliberação final do plenário da Corte.

* Marco Aurélio quer que todos os ministros do STF apreciem a questão. Bolsonaro recorreu ao tribunal para que seu depoimento seja por escrito, e não presencialmente, como determinou o também ministro Celso de Mello.

Frases

“O adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo vem, algumas vezes, de famílias desajustadas”- do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em entrevista ao Estadão.

“Minha família não é desajustada, Sou gay, com muito orgulho, educado num ambiente de muito amor e carinho. Desajustada é a família de Bolsonaro, que ensinou os filhos serem parasitas  do Estado com um esquema de desvio de dinheiro público” – do deputado distrital Fábio Félix (Psol).


Postagem Anterior Próxima Postagem