LIMA (Reuters) - Os peruanos que não conseguiram se despedir de
seus entes queridos que morreram durante a pandemia do novo coronavírus
aproveitaram ofertas em outdoors para expressarem suas despedidas pelas ruas do
país.
Nos arredores da
capital Lima e em oito outras cidades, cartazes, placas e caminhões de
propaganda prestam homenagens às vítimas do vírus, que muitas vezes foram
transferidas diretamente dos hospitais onde morreram para os cemitérios sem
velórios ou cerimônias fúnebres por conta dos riscos apresentados pela doença
altamente contagiosa.
“Jano Madrid, você
fez deste mundo um lugar melhor”, diz um deles. “Nunca esqueceremos do seu
sorriso amoroso, Petty”, diz um outro, e um terceiro: “Fortunato Mestanza, a
marca que você deixou nunca poderá ser apagada”.
“Jano foi direto do
hospital para o crematório em um caixão e, a próxima vez que o vi ele estava em
uma urna”, disse a viúva Tania Sotelo à Reuters TV. “Essa pareceu uma ideia
maravilhosa para mim, é um veículo para que eu possa dizer as coisas que nunca
poderia dizer”.
As mensagens foram
possibilitadas por uma campanha pública conduzida por 15 empresas de propaganda
em outdoors que deixaram espaços disponíveis para 300 cartazes físicos e
digitais, em outdoors e caminhões.
Famílias de luto são
convidadas a enviar uma foto com uma homenagem curta para seu ente querido, e
as mensagens são projetadas sem custo nos espaços de publicidade.