DIFERENÇA ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL!!


Muita gente confunde as duas práticas criminais, pelas semelhanças que possuem.
O RACISMO é crime imprescritível e inafiançável, infelizmente o racismo é visível e ainda faz vítimas em todo o país, assim como acontece nos casos de injúria racial.
O crime de RACISMO é uma conduta discriminatória dirigida a determinado grupo de pessoas ou a coletividade em geral, portanto são crimes mais amplos.
Nesses casos é o MINISTÉRIO PÚBLICO o titular da ação penal, o crime é imprescritível, ou seja, pode ser denunciado a qualquer tempo, além de não admitir fiança por parte do criminoso, as penas estão previstas no artigo 20 da lei 7.716/88.
Para combater o racismo, foi criada a LEI 7.719/88, ela tipifica e determina a punições mais severas para o crime de racismo, as penas variam de um a cinco anos, que vai depender do caso concreto.
A INJÚRIA RACIAL, consiste em agredir a honra de alguém por meio de elementos referentes à cor, raça, etnia, religião ou origem. No crime de injúria racial o alvo é um único indivíduo.
Nesses casos por ser crime que depende de representação do ofendido, o prazo para representar é de até SEIS MESES e há a possibilidade do pagamento de fiança por parte do agressor.
O crime de injúria racial está previsto no artigo 140, § 3º do CÓDIGO PENAL, para este crime a pena varia de um a três anos e multa, geralmente o crime de injúria racial está relacionado ao uso de palavras depreciativas que se referem a raça ou cor com a intenção de ofender a honra de alguém.
É muito importante a vítima saber identificar para poder denunciar, pois o RACISMO não tem prazo, já a INJÚRIA RACIAL tem prazo de seis meses para a representação.
Que fique bem claro, que ás duas condutas acima citadas, ou seja, RACISMO ou INJÚRIA RACIAL é considerado CRIME.





Postagem Anterior Próxima Postagem