Acre e mais onze estados brasileiros apresentam tendência de queda no número de mortes pelo novo coronavírus


Cinco estados brasileiros e o Distrito Federal estão com tendência de alta para mortes por Covid-19: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pará. Nove apresentam tendência de estabilidade na média de vidas perdidas para a doença: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

E 12 com tendência de queda: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe.

O país apresentou uma média móvel nos últimos 7 dias de 989 óbitos, o que significa que segue com tendência de estabilidade nas mortes. A estatística registra a média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores.

Ela é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta (se houver aumento superior a 15%), estabilidade ou queda (caso aconteça uma diminuição de 15% ou mais). O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando o volume de notificações é reduzido.

Postagem Anterior Próxima Postagem