Vice-governador Wherles Rocha e Mara Rocha participam de reunião entre frigoríficos do Acre e Embaixada da China


Na manhã dessa sexta-feira o Vice-Governador do Acre, Wherles Rocha, acompanhado da Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC), participaram de reunião com o Embaixador da China,  Sr. Yang Wanming, para tratar sobre exportação da carne bovina e suína, produzida no Acre, para aquele país asiático.

Participaram da reunião, além do Vice-Governador e da parlamentar federal, o Deputado Estadual Luiz Gonzaga (PSDB/AC); Víctor Hugo Rondon Soto, Consultor de Comércio Exterior da Sec. de Industria Ciência e Tec – SEICT; José Adriano Ribeiro Da Silva, Presidente da Federação das Indústrias do Acre – FIEAC; Jose Aristides Junqueira Franco Júnior, do Sindicato das Ind. de Frigor. e Matadouros do Estado do Acre – Sindicarnes;  Alder Costa Cruz,  Diretor Presidente da DOM PORQUITO; Jose Marcos Leite Junior, Jose Carlos Bronca e Guilherme Felix, Diretores do FRISACRE; Francimar do Nascimento Cavalcante, Coordenador do Grupo de Integração Regional – GTIR; Sr. Qu Yuhui, Ministro Conselheiro da Embaixada e da Sra. Shao Yingjun, Ministra Conselheira do Comércio.
Durante a reunião, o Presidente da Empresa Dom Porquito pediu que a Embaixada Chinesa priorize a carne produzida no Acre durante a próxima rodada de inspeções para habilitação de empresas que irão exportar produtos para a China.

O Vice-Governador do Acre fez questão de enfatizar as vantagens da inclusão do Acre no quadro de exportadores de carne para o Oriente: “Temos uma produção de carne bovina e suína de excepcional qualidade. Além disso, somos o Estado brasileiro com melhor posição geográfica para atender à China. A partir do Acre há uma economia de 14 dias para a chegada dos produtos em portos chineses, pois somos a unidade da federação mais próxima do Pacífico, o que nos qualifica para assumir uma posição privilegiada na escolha de novos exportadores”, afirmou Wherles Rocha.

O diplomata Yang Wanming se colocou à disposição para atender ao pedido da comitiva brasileira, condicionando a abertura do comércio à inspeção das plantas frigoríficas: “A China é o maior comprador de produtos alimentícios do Brasil e o Acre está nos garantindo que possui produto de boa qualidade a preço competitivo. Diante desse cenário, vamos analisar com carinho a inclusão dos frigoríficos nas próximas rodadas de inspeção. Estamos trabalhando para conseguir implantar um modelo qualificado de inspeção virtual e esperamos utilizar esse modelo no seu Estado”.

Mara Rocha, que agendou a reunião, fez questão de agradecer a receptividade do Embaixador: “Quero agradecer pelo espaço dado a nossos produtores e quero garantir que trabalharei para que os frigoríficos acreanos sejam inspecionados, tanto pelo Ministério da Agricultura quanto por potenciais importadores, pois nosso produto merece atingir novos mercados”.

Ao final da reunião, o Vice-Governador informou que o Governo do Estado do Acre irá encaminhar correspondência à Embaixada com informações oficiais sobre a produção de carne bovina e suína do Estado, com vistas a garantir a inspeção por parte do Governo Chinês.


Postagem Anterior Próxima Postagem