Vacina do Butantan é promissora para uso em massa, diz Dimas Covas


Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quarta-feira (29) que a Coronavac é, na avaliação dele, a vacina contra a covid-19 com maior potencial de ser em breve aplicada na população brasileira.
"Eu tenho dito que essa é a vacina mais promissora e mais desenvolvida neste momento, em termos temporais. Não estou falando de tecnologia. É uma vacina que tem grande chance de ser introduzida rapidamente para vacinação em massa."
A vacina foi desenvolvida inicialmente pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, responsável pelas fases 1 e 2 de testes clínicos, e agora conta com a parceria do Butantan, que realiza a fase 3 dos ensaios.
A vantagem, acrescentou Dimas Covas, é que o instituto já utiliza a tecnologia de vírus inativado para a produção de vacinas.
"A Coronavac é feita em uma tecnologia tradicional, que já é usada para produção de outras vacinas. O Butantan mesmo tem duas vacinas que se utilizam dessa tecnologia. São vacinas que normalmente têm produzido boas respostas em termos de efetividade, são seguras e relativamente fáceis de serem produzidas."
O acordo entre o Instituto Butantan e a Sinovac Biotech prevê a importação inicial a granel das primeiras doses da Coronavac. Fonte: R7

Postagem Anterior Próxima Postagem