A final da Taça Rio (o
2º turno do Campeonato Carioca), disputada entre Fluminense e Flamengo, tornou-se
nesta quarta-feira 9, a transmissão ao vivo com maior audiência da história do
YouTube. Durante a disputa nos pênaltis, que culminou na vitória do Fluminense,
a live chegou
a ter 3,59 milhões de telespectadores.
A marca faz o FluTV, canal do Fluminense na
plataforma, passar a ser o detentor da maior audiência durante uma transmissão
ao vivo no YouTube. O clube desbanca a cantora sertaneja Marília Mendonça, que
até então detinha o recorde mundial com 3,31 milhões de pessoas sintonizadas em
show feito de sua casa, em 8 de abril
O principal motivo da
enorme audiência do clube carioca é o fato de o jogo de futebol não ter sido
exibido na televisão –nem aberta e nem por assinatura. Isso porque a emissora
que detinha os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, a TV Globo,
decidiu rescindir o contrato com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio
de Janeiro).
O rompimento entre a Globo e a
Federação foi anunciado em 2 de julho porque, na
noite anterior, o Flamengo transmitiu o jogo contra o Boa Vista em seu canal no
YouTube. O clube rubro-negro se baseou na Medida Provisória 984/2020, apelidada de MP do
Flamengo. O texto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, passa 100% dos
direitos de transmissão para o clube mandante das partidas. Antes, a lei
estabelecia que os direitos de venda eram dos 2 times.
A Globo viu no ato desrespeito ao acordo de
exclusividade. A Ferj recorreu e a emissora se viu obrigada pela Justiça a
transmitir o jogo entre Botafogo e Fluminense, no último domingo (5.jul). Uma
vez que a Globo não
tinha contrato com o Flamengo, a obrigatoriedade não se estendeu para a partida
desta 4ª feira (9.jul). O Fluminense, detentor do mando de campo, chegou a
consultar a emissora sobre a transmissão em seu canal do YouTube e obteve o
sinal verde da Globo. Por Poder 360.