Petecão e Perpétua estão entre os “Cabeças” do Congresso Nacional

Nenhum comentário


O senador Sérgio Petecão (PSD) e a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), da Bancada Federal do Acre, fazem parte da seleta lista “Os cem cabeças do Congresso Nacional 2020”, divulgada nesta quinta-feira, 16. A lista é divulgada todos os anos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Sérgio Petecão é o 1º secretário da Mesa Diretora do Senado e Perpétua Almeida é líder da bancada do PCdoB na Câmara Federal.

Os cem cabeças são aqueles que conseguem se diferenciar dos demais no exercício de suas atividades parlamentares.

De acordo com o Diap, neste ano de 2020, a identificação dos parlamentares mais influentes foi dificultada por dois episódios, ambos decorrentes da pandemia, que levou ao isolamento social.

O primeiro foi a adoção do sistema remoto de deliberação, que dificulta identificar os parlamentares mais presentes nas articulações e negociações, já que estas ficam praticamente restrita aos líderes e relatores nesse período.

O segundo foi a não associação das comissões permanentes da Câmara, instância importante de poder, que ajudava a identificar quem tinha prestígio para ser indicado por suas bancadas para presidir um colegiado temático. Isto, entretanto, não impediu que se chegasse aos parlamentares mais influentes do ano em curso.

Nenhum comentário

Postar um comentário