Mecias tem merecido destaque por sua atuação


Márcio Accioly

Em 2019, ano em que se iniciou a 56ª legislatura congressual, o jornal eletrônico Congresso em Foco colocou Mecias de Jesus (Republicanos-RR), entre os melhores senadores na avaliação dos internautas, alçando-o ao sexto lugar num universo de 81 representantes naquela Casa.

Foi a confirmação de trabalho de excelência no Senado, fruto de promessa efetuada ao longo da campanha eleitoral que teve lugar no ano anterior. Não se tem registro de conquista tão expressiva, desde que o jornal instituiu premiação anual, levada a cabo por senador que apenas estreava mandato federal.

Quem se dispuser a visitar a página de Mecias no portal que o Senado abriga irá confirmar a lista de ações por ele empreendida, ao tomar iniciativas cujo maior objetivo é melhorar as condições de vida da população de um estado muitas vezes esquecido no extremo norte do país.

Em Roraima, como é de conhecimento geral, medidas tomadas por administrações passadas do governo federal transmitiam impressão de total descaso e completa indiferença em relação aos rumos da unidade federativa. Como se o estado não importasse ou não marcasse presença no mapa nacional.

No ano de 1998, por exemplo, incêndio florestal que atingiu cerca de um quarto de Roraima sequer mereceu a presença do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. O assunto rendeu, inclusive, foto na primeira página do New York Times, mas não suscitou cobranças exacerbadas da chamada esquerda.

Poucos recordam, mas Roraima já produziu arroz em áreas de lavrado, dando início à consolidação de importante posição como polo exportador daquele grão para toda a Região Norte do Brasil. Até que pressões internacionais impuseram a criação de Reservas Indígenas de ilimitada extensão, devastando por inteiro a incipiente economia.

Atento a dificuldades criadas pelos que se especializaram em vender facilidades, o senador Mecias vem cuidando de eliminar obstáculos antes que se cristalizem: foi assim que encaminhou, no mesmo mês em que tomou posse, Projeto de Decreto Legislativo para excluir da Área Indígena Waimiri-Atroari o leito da BR-174 no estado de Roraima.

Ele também apresentou, no mesmo ano, o PDL-28 que excluiu da terra Indígena São Marcos “a área urbana da sede do município de Pacaraima”. Medidas pendentes há anos foram solucionadas pela determinação e empenho do senador. Por conta disso, passou a ser atacado sem trégua por “oposicionistas” sem compromisso com Roraima.

No instante em que ficou caracterizada a gravidade da pandemia do Covid-19, conhecida como “vírus chinês”, Mecias de Jesus marcou incansável presença junto a várias instâncias do governo federal, buscando providências preventivas que protegessem às diversas etnias indígenas que habitam o estado.

Em função da dedicação e desempenho, não admira tenha sido agraciado com o reconhecimento dos que participaram da indicação dos melhores senadores a atuarem como representantes de seus estados no Congresso Nacional. Resta aos roraimenses a esperança de novas conquistas, sentindo-se recompensados pela correta escolha eleitoral.


Postagem Anterior Próxima Postagem