O QUE É LOCKDOWN???



SIGNIFICADO: Palavra da língua inglesa, pode ser traduzida uma medida de “bloqueio total”, que proíbe a circulação de pessoas nas ruas, obrigando-as a ficarem em casa, uma ação bem rígida que o “isolamento social”.

Ultimamente, um termo da língua inglesa, LOCKDOWN, tem se tornado comum no Brasil e em conversas devido ao avanço da PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.
Mas o que muitas pessoas podem não saber é o seu real significado e como funciona, senão vejamos:
No caso da medida de ISOLAMENTO SOCIAL, ela é  mais branda,  sendo apenas uma sugestão para que as pessoas evitem sair de casa.
Já a QUARENTENA, é um meio-termo, pois é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo, mas não tão restritiva quanto o LOCKDOWN.
No LOCKDOWN, as atividades essenciais continuam a funcionar, porém com um controle mais rígido do governo, sendo permitido ás pessoas, saírem para irem ao SUPERMERCADO, FARMÁCIA ou HOSPITAL, para fazerem o transporte de pessoas doentes, “no mais, a circulação fica proibida”.
O LOCKDOWN já está em vigor em Municípios do Maranhão, do Pará, na capital do Ceará, Fortaleza,  bem como também, em alguns bairros da Cidade do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, está funcionando a QUARENTENA, imposta desde o dia 24 de Março, tendo sido prorrogada na última sexta feira, dia 08 de Maio, até o dia 31 de Maio, pelo Governador João Dória, segundo ele, para se evitar ações  mais restritivas no intuito de se evitar o “bloqueio total”, ou seja, LOCKDOWN em todo o Estado.
Na imposição do LOCKDOWN, se exige a análise dos seguintes aspectos: crescimento da epidemia, saturação dos serviços de saúde, falta de leitos de UTI e equipamentos, dos quais respiradores,  bem como, barreiras para a ampliação do VÍRUS.
POSSO SER PRESO?
Desrespeitar as normas pode caracterizar o crime previsto no artigo 268 do CÓDIGO PENAL:
"Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, “com pena de detenção de até um ano".
Necessário dizer, que não existe a possibilidade de prisão por esse crime, sendo que na prática, é registrado um TERMO CIRCUNSTANCIADO, que equivale a um “boletim de ocorrência”, ficando o comparecimento da pessoa obrigatório á uma “audiência” na JUSTIÇA, onde se for “condenada”, pode prestar serviço social á comunidade, ou pagar uma multa estipulada pelo Juiz.

Portanto, “se puder fiquem em casa”, assim como eu estou em “Quarentena desde o dia 24 de Março”, trabalhando em HOME OFFICE, para continuar levando á todos os leitores do PORTAL DIRETO DO PLANALTO, através de Matérias apuradas, verdadeiras e fundamentadas, compromissadas através de um JORNALÍSMO CRÍTICO, APARTIDÁRIO E IMPARCIAL. 

POR, RODINEI LAFAETE






Postagem Anterior Próxima Postagem