DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA!!!


A data de “03 de Maio”, DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA, celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre e isenta.
Uma imprensa livre e independente é essencial em todos os momentos, mas está sendo crucial durante esta crise de Saúde Pública, como a que estamos enfrentando atualmente em razão do CORONAVÍRUS.
Neste momento, em que muitos buscam informações confiáveis, é fundamental o papel de comunicadores e de jornalistas profissionais, para apurar as informações e fornecer orientações baseadas em fatos reais.
Quem tem a “Informação tem o poder’, por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu, sendo chamada de censura, totalmente contrária a LIBERDADE DE IMPRENSA.
Dessa forma, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa serve para que possamos nos lembramos que em vários países as publicações são censuradas, redes de internet são vigiadas ou proibidas, bem como também, jornalistas, redatores e editores são perseguidos, atacados, detidos e até assassinados.

Sendo importante ressaltar, que no último dia 21 de abril de 2020, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou o ranking de LIBERDADE DE IMPRENSA DE 2020, informando que na edição deste ano, o BRASIL perdeu duas posições, passando a ocupar o 107ª lugar entre os 180 que compõem a lista, ou seja, caindo duas posições em questão de LIBERDADE DE IMPRENSA NO MUNDO.

Sendo assim, que todos os anos, o dia 3 de maio possa reforçar a necessidade que os governos devem ter de, respeitar os compromissos com a liberdade de opinião e expressão, bem como o direito à informação, garantidos por lei, através do artigo 220, da nossa CONTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.

Dessa forma, o PORTAL DIRETO DO PLANALTO e o “Repórter Tô de Olho”, através desta matéria,  parabeniza todos os Jornalistas do Brasil, redatores e editores, pelo seu trabalho diário e por exercerem uma profissão, tão importante e necessária para a manutenção da NOSSA DEMOCRACIA. 
POR, RODINEI LAFAETE

Postagem Anterior Próxima Postagem