Juntos e misturados na festa de 1º de maio


Palanque virtual

Lula, FHC, Flávio Dino e Rodrigo Maia vão dividir palanque virtual no Dia do Trabalho. A Presença de Bolsonaro em ato pró-golpe  ampliou a  lista de convidados para comemoração conjunta de centrais do 1º de Maio.

 * A pandemia do novo coronavírus, o risco de desemprego, as negociações de corte de jornada e salário e até as polêmicas envolvendo o abre e fecha do comércio deram fôlego político às centrais sindicais que há muito não se via.

SOS

Sem socorro, estados dizem que há risco de atrasar salário de servidor. Enquanto o governo negocia com o Senado a elaboração de um projeto alternativo de socorro a estados e municípios, secretários de Fazenda afirmam que o plano da equipe econômica é insuficiente para fazer frente às perdas de receita dos próximos meses por causa da crise do coronavírus.

* Eles pressionam por uma ampliação do modelo de socorro

Centrão

O sucesso da estratégia do presidente Bolsonaro de buscar apoio político junto aos partidos do chamado centrão — formado por siglas como PP, Republicanos, PSD e PTB — divide opiniões no Congresso. Enquanto líderes do bloco reforçam a defesa de Bolsonaro em meio à crise política, outras legendas veem com cautela a nova aliança.

* Nas últimas semanas, Bolsonaro começou um processo de aproximação com o centrão, abrindo espaço inclusive para indicações para cargos no governo.

Retrocesso

Não é só o novo diretor-geral da Polícia Federal que incomoda a instituição. O nome favorito de Bolsonaro para substituir Moro na Justiça, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, não é bem recebido pela PF e também é visto como um "retrocesso".

* Integrantes do órgão, que fica no guarda-chuva da pasta da Justiça, avaliam que ele conhece pouco sobre a corporação e que, por ser ex-policial militar, tende realocar mais verbas para a sua instituição de origem, o que traria impacto direto nas operações de combate à corrupção, que passariam a contar com menos recursos.

Boa ideia

Deputada estadual Antonia Sales (MDB) propõe aumento de 50% no salário base para profissionais da Saúde e Segurança Pública durante Pandemia. Projeto de lei nesse sentido já foi protocolado pela parlamentar na Mesa Diretora ALEAC como forma de beneficiar os servidores que trabalham na linha de frente do tratamento à Covid-19.

O projeto que já foi encaminhado para as comissões do parlamento e também contempla os profissionais da Polícia Militar e Bombeiros que trabalham diretamente com o público.

Finalmente

A demissão de Sérgio Moro na sexta-feira provocou um milagre em termos de comportamento de Jair Bolsonaro: pela primeira vez desde o início do isolamento social, Bolsonaro não visitou padarias, não circulou pela Esplanada dos Ministérios, não passeou em frente ao QG do Exército num fim de semana. Bolsonaro, enfim, cumpriu tudo o que o ex-ministro Henrique Mandetta sempre pediu.
Frase

“O ex-juiz (Moro) traiu o presidente e aliou-se às hienas que mordem o leão Bolsonaro. O mundo não perdoa o desleal e traidor” – Roberto Jefferson, presidente do PTB.




Postagem Anterior Próxima Postagem