HOMENAGEM AO DIA DO JORNALISTA!!!


Dia 07 de Abril, comemora-se o DIA DO JORNALISTA, responsável individualmente e coletivamente pela missão de, informar a sociedade e construir uma sociedade mais livre, justa e solidária.
Instituído pela Associação Brasileira de Imprensa, a data foi criada para homenagear João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 22 de novembro de 1830.
O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de Dom Pedro I, no dia 7 de abril de 1831, sendo que um século depois, em 1931, em razão desse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o DIA DO JORNALISTA.
É uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho exercido pelos profissionais da mídia, encarregados de apurar fatos e transmitir informações, seja para um público local, regional, nacional e até mesmo internacional.
Os veículos também podem ser variados: rádio, TV, revista, jornais impressos. Assim como os tipos de textos jornalísticos, que às vezes vem em formato de notícia, editorial, crônica, ou algum outro estilo, dos quais os Portais de Noticias, destacando o PORTAL DE NOTICIAS DIRETO DO PLANALTO, que tenho a honra de integrar como “Jornalista Correspondente”, no Estado de São Paulo.
Não existe JORNALISMO sem o JORNALISTA, que em seu ofício diário, tem o dever de questionar, investigar, criticar e expor as mazelas da sociedade, mas igualmente de difundir melhorias e avanços conquistados.
A imprensa, através do JORNALISTA, é o principal instrumento e mediador para que sejam atendidos e respeitados, os direitos à informação, à liberdade de expressão, à comunicação, voltada ao interesse público, de acordo com o previsto no artigo 220, da Constituição Federal.
O mundo vive nos dias de hoje uma grave crise na saúde, gerada pela PANDEMIA CORONA VÍRUS, onde milhares de pessoas estão sendo infectadas e muitas infelizmente estão morrendo,  
Agora mais do que nunca, toda informação repassada pela Imprensa e por conseqüência por todos os JORNALISTAS, tem que ser clara, precisa, transparente e verdadeira.
Por mais que essa frase possa parecer um chavão, a IMPRENSA É A SENTINELA DA DEMOCRACIA, pois acredito que, se seu objetivo é mudar o mundo, o JORNALISMO é uma arma mais imediata e de curto prazo, para se realizar esta missão.
Que DEUS hoje e sempre, abençoe à todos os JORNALITAS do BRASIL e do Mundo, suplicando para que nessa crise em que o Planeta Terra esta vivendo de Pandemia, possamos sair dela mais fortalecidos, com muita saúde e mais AMOR AO PRÓXIMO.
POR, RODINEI LAFAETE

Postagem Anterior Próxima Postagem