Manifestação à família progressista gaúcha

Nenhum comentário

Estamos enfrentando, em razão do COVID-19, uma crise humanitária sem precedentes. É natural, neste momento, que tenhamos dúvidas, angustias e certa dose de estresse.

Neste sentido, permito-me citar Albert Einstein: ‘‘É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma caricia. A criatividade nasce da angustia, assim como o dia nasce da noite escura. Quem supera a crise, supera a si mesmo, sem ter sido superado. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora que é a tragédia de não querer lutar para superá-la. ’’

Reconhecemos o tamanho, a gravidade e a complexidade da crise que envolve a saúde de milhões de pessoas.

O inimigo, a pandemia do CORONAVÍRUS, é invisível, mas as consequências são visíveis e assustadoras.

A crise, ao invés de unir as lideranças em busca de uma solução focada no problema, tem provocado debates e disputas miúdas. Priorizar a saúde ou a economia? É do humanismo priorizar a saúde  das pessoas. É falsa, no entanto a dicotomia, que elas se excluem já que não há contradição entre salvar vidas e proteger a economia com vistas ao emprego e a proteção social dos vulneráveis.

Para isso é preciso dialogar e que cada protagonista faça, bem e com responsabilidade, a sua parte, sem negacionismo de uma ou de outra.

A ciência médica cuida da saúde e os economistas da economia e derivados.

Diante deste cenário cabe ao governo Federal, com bom senso, equilíbrio e sensibilidade, liderar e planejar a execução das medidas necessárias para cada área, em sintonia com os Estados e Municípios.

Faço estas considerações iniciais para destacar que as repercussões práticas destas medidas vão ocorrer e serão sentidas no município, única comunidade concreta, onde as pessoas nascem, vivem, trabalham e morrem.

Com esta manifestação quero, respeitosamente, falar com a família progressista gaúcha sobre a questão que envolve os nossos municípios. Somos um Partido grande, porque temos raízes fortes nos municípios, onde está o nosso rico patrimônio humano e político.

Neste momento os municípios são vitimados pela maior crise de todos os tempos, nascida pelo CORONAVÍRUS. Sofremos ainda, os enormes prejuízos da seca que atinge mais de 40% dos municípios gaúchos, trazendo um prejuízo superior a 10 bilhões de reais.

Diante desta desafiadora realidade temos um compromisso de apoio e solidariedade aos nossos Prefeitos(as), Vice-Prefeitos(as) e Vereadores(as), que estão no dia a dia em contato com os moradores do município.

Precisamos unir nossas vozes, que vai do Presidente Municipal do Progressistas e aos filiados, para oferecer a nossa palavra de união, de energia positiva e de confiança no trabalho de nossos lideres e gestores municipais. Há hora é de compreender o tamanho dos problemas que a gestão municipal está enfrentando para atender as demandas que são bem maiores que os recursos disponíveis.

Vamos explicar ao povo as enormes consequências do coronavírus para a saúde das pessoas e para a economia dos municípios.

Temos que falar, ainda, quando for o caso, da seca e de seus prejuízos.

Essa manifestação se estende também, como imperativo de justiça, ao trabalho elogiável de nossos Deputados Estaduais, que com autenticidade votaram as reformas estruturais e de previdência, na busca do equilíbrio das contas públicas. Merecem nossa homenagem de gratidão os Deputados Federais e o Senador Heinze, sempre presentes em favor do Brasil e na defesa dos verdadeiros interesses do povo.

Todos os Parlamentares Progressistas buscam com competência e dedicação soluções para a grave crise da pandemia do coronavírus. Articulam e votam com urgência e com mérito os projetos e medidas que destinam recursos para os Estados e Municípios, que precisam chegar rapidamente as famílias.

Todos estão fazendo o melhor, inclusive cedendo valores de suas emendas para minimizar a crise de saúde que atinge as pessoas.

Seguramente os filiados progressistas e o povo gaúcho reconhece a qualidade do trabalho de nossos Deputados e do nosso Senador. Temos certeza de que este compromisso vai continuar.

No enfrentamento desta crise estaremos unidos e solidários. Seremos semeadores de paz e esperança.

Conhecedor da competência, dedicação e da capacidade de nossos gestores do Executivo e dos representantes do Legislativo, tenho a certeza que vamos superar a crise. Afirmo com convicção:  maior que a crise é a nossa vontade e coragem de vencê-la.

Que Deus nos acompanhe.

Um forte abraço do Presidente agradecido e orgulhoso dos progressistas gaúchos.
                                                         Celso Bernardi
     Presidente do Progressistas-RS


Nenhum comentário

Postar um comentário