Paulo Guedes promete a governadores descentralizar recursos da União e fortalecer estados


A afirmação foi feita durante o 8o Fórum de governadores, nesta terça-feira, em Brasília, do qual o governador Gladson Cameli participou.

Foto: Lúcio Barnardo Jr/Agência Brasília 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu aos governadores que  vai descentralizar recursos da União para fortalecer estados e municípios. O fim da tributação do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços  (ICMS) nos estados para os combustíveis e a extinção dos fundos públicos em tramitação no Senado Federal dominaram o debate. 

Ao desafiar os governadores a isentar a tributação do ICMS dos combustíveis nos estados, o presidente da República Jair Bolsonaro provocou um debate entre as lideranças dos estados – que lutam por um pacto federativo que os tirem do sufoco orçamentário. 

Para a maioria dos governadores presentes, a redução de impostos, ansiada pela população, tem um caminho a ser obedecido para ser alcançada. “No futuro, com a reformulação do Estado, a votação da reforma tributária e a formulação do pacto federativo, há condições de reduzir não só os impostos dos combustíveis, mas de diversas outras áreas”.


Postagem Anterior Próxima Postagem