Empresário conhece política educacional de cidade com maior Ideb do Brasil

Nenhum comentário



Para conhecer resultados práticos e novas iniciativas que trazem bons resultados, o empresário acreano Jebert Nascimento foi até o Ceará para participar da 27ª edição do Seminário sobre a Educação de Sobral: “A trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País” e do Seminário de Abertura do Ano Letivo 2020, realizados no Centro de Educação a Distância (CED). A cidade cearense possui o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de todo o Brasil.


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Sobral alcançou o melhor Ideb de 2017 nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de cinco mil municípios avaliados no país. O resultado é bem superior à média nacional (5,8) e estadual (6,2). Os índices também superam os alcançados em 2015, quando o município atingiu a marca 8,8 pontos. Somente em uma escola, por exemplo, a maior nota em 2017 foi de 9,8 pontos.

Ao longo dos dois eventos o empresário se inteirou sobre a política educacional da cidade, conheceu as atividades desenvolvidas pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações em serviço dos professores da Rede Municipal de Ensino, estudou sobre a política educacional implementada ao longo dos últimos 22 anos, visitou as escolas com os maiores indicadores da cidade e participou de várias palestras.
           
Segundo Jebert, a ida até Sobral teve o intuito de se inteirar sobre o exemplo certo na área para ajudar os gestores educacionais de Rio Branco a usar novas estratégias para fortalecer e melhorar a qualidade da Educação da maior cidade do Acre. Ele destacou que a oferta de formações continuadas, investimento contínuo nas escolas, valorização dos professores e demais profissionais, além de uma política de longo prazo, são essenciais para elevar a área na capital.

“Foi isso que ficou evidente durante os dias em que estive imerso nas atividades realizadas pela Prefeitura de Sobral. Fiquei muito feliz de perceber que fazendo do jeito certo, com seriedade e determinação, é possível ofertar uma educação de qualidade, que forma cidadãos preparados para o mercado de trabalho e com senso crítico. São as crianças de hoje que serão responsáveis pelos diversos setores da sociedade no futuro, por isso é essencial iniciativas como as de Sobral”, destacou.

O empresário diz que se políticas similares forem adotadas pela Prefeitura de Rio Branco, a cidade pode alcançar os mesmos resultados que o município cearense possui atualmente. “É questão de compromisso e vontade de fazer melhor. Espero contribuir para isso. São iniciativas como essa que podem ser aproveitadas na nossa querida cidade para prepararmos futuros empresários, trabalhadores e servidores públicos comprometidos com o bem-estar do povo e o tão sonhado desenvolvimento social e econômico do Acre. Isso só será possível somente por meio da educação”.

 Agência Arawá de Comunicação


Nenhum comentário

Postar um comentário