Justiça Eleitoral do Uruguai declara vitória de Lacalle Pou

Nenhum comentário


A Justiça Eleitoral do Uruguai declarou vitória ao candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, 46 anos, sobre o governista Daniel Martínez, 62. Os eleitores foram às urnas no domingo (24.nov) e a recontagem foi realizada ao longo dos últimos 4 dias.
Lacalle Pou assume em 1º de março. Tirará do poder a Frente Ampla, que governou o país nos últimos 15 anos. Resultado parcial já indicava a vitória do nacionalista.
O candidato de direita teve 28.000 votos a mais, abrindo vantagem sobre Daniel Martínez, com 1,2 ponto percentual de diferença, na eleição mais disputada dos últimos 20 anos no país.
Ainda era necessário contabilizar 35.000 “votos observados” –cédulas eleitorais de pessoas fora de suas zonas eleitorais, idosos e eleitores com necessidades especiais, que dependem de checagem especial, além de militares que trabalham durante as eleições.
O futuro presidente terá a ex-congressista Beatriz Argimón como vice. A atual, Lucía Topolansky, afirmou que a transição de governo “já está em andamento”, mas que terá início oficial em 2 de dezembro.


Nenhum comentário

Postar um comentário