Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, garante ao Estado apoio à revitalização do Igarapé São Francisco

Nenhum comentário


O secretário de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani, entregou esta terça-feira, 15, em Brasília, ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o projeto de despoluição do igarapé São Franscisco, em Rio Branco. O projeto  - que desde o início contou com a defesa entusiástica do governador Gladson Cameli(Progressistas)-nasceu  da visita ao Acre  do ministro Ricardo Salles que se comprometeu à época  com a recuperação dos mananciais visitados. Elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) com participação do Sindicato dos Engenheiros ,o projeto teve como um dos idealizadores e defensor  o senador Márcio Bittar(MDB) e  com a defesa precisa e incontestável  da deputada Vanda Milani(Solidariedade).

A iniciativa, explicou Vanda Milani, apresenta propostas de despoluição e revitalização urbanística e ambiental do Igarapé São Francisco, garantindo qualidade de vida social e ambiental e equilíbrio entre o ser humano e a natureza. A deputada lembrou que o Governo do Estado vai assegurar a despoluição do São Francisco para que a população usufrua, de maneira ambientalmente correta, as áreas que hoje estão fortemente emplacadas  pelo  impacto da urbanização e o descaso das administrações anteriores.

Apoio

Com o projeto em mãos, Ricardo Salles, que conheceu de perto a situação de risco às pessoas e ao manancial do rio, comprometeu-se  com a implantação e execução da obra. O trabalho  de revitalização vai incluir limpeza ao longo do Igarapé, modificação do sistema de esgoto que contará com a implantação de estações de tratamento, recuperação de mata ciliar, levantamento sócio - econômico das famílias que habitam às margens e construção de pontes para pedestres, dentre outros benefícios. A revitalização vai contar com recursos de instituição financeira estrangeira num montante aproximado  de US$ 20 milhões. O senador Márcio Bittar lembrou que o Acre viveu 20 anos uma experiência de aparentes  cuidados ambientais , “sem que isto significasse nenhuma obra no Estado”.  Para a deputada Vanda Milani, a revitalização do São Francisco vai disponibilizar para a população, “a qualidade ambiental necessária, um verdadeiro marco histórico da gestão Gladson Cameli”.


Nenhum comentário

Postar um comentário