Baleia Rossi é eleito novo presidente do MDB em convenção em Brasília

Nenhum comentário

O deputado federal Baleia Rossi (SP), líder do MDB na Câmara, foi eleito  neste domingo 6, presidente nacional do partido. É o mais jovem presidente da legenda, que fez sua convenção nacional  em Brasília. A chapa única  “Renovação Democrática”, eleita para formar a nova Executiva Nacional, tem 3 filhos de políticos do MDB. Os demais integrantes estão no partido há muito tempo. Romero Jucá (RR), o presidente anterior, agora é vogal na Executiva, com direito a voto, mas sem função específica.
Em discurso de 19 minutos e 40 segundos, Baleia afirmou que o MDB esteve presente em todos os momentos importantes da história do país nos últimos 50 anos, mas “pagou 1 preço alto” pela “governabilidade” ao se aliar com o Poder Executivo.
“Precisamos hoje escolher as nossas bandeiras. Precisamos ter a nossa identidade. Precisamos saber que é possível viver sem governo, sem participar de governo. Não precisamos de governo para sobreviver, porque o MDB é muito mais do que isso”, disse.

Quem é Baleia rossi

Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, conhecido como Baleia Rossi, nasceu em São Paulo em 9 de junho de 1972. Foi eleito deputado federal em 2014 e reeleito em 2018. É presidente do MDB em São Paulo.
O deputado é filho de Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura durante os governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2010-2011). O político renunciou ao cargo no ministério depois de reportagens mostrarem pagamento a empresas registradas em nome de ‘laranjas’.
A carreira política de Baleia Rossi começou aos 20 anos, quando foi eleito vereador de Ribeirão Preto (SP), em 1992. Depois, foi reeleito duas vezes para o cargo, em 1996 e 2000. Filiado ao então PMDB em 12 de fevereiro de 1992, nunca mudou de partido.
Em 2002, foi eleito deputado estadual por São Paulo. Dois anos depois, em 2004, se candidatou a prefeito de Ribeirão Preto. Perdeu as eleições no 2º turno para o Welson Gasparini, do PSDB.
De 2015 a 2018, quando cumpriu o 2º mandato como deputado federal, Rossi foi a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Também foi favorável a duas outras pautas do governo do ex-presidente Michel Temer, que é de seu partido: a PEC do teto de gastos e a reforma trabalhista.




Nenhum comentário

Postar um comentário