• Jéssica Sales participa de reunião decisiva na Antaq para restabelecer o abastecimento de combustíveis no Juruá.

Nenhum comentário


A situação caótica de desabastecimento de combustível na região do Juruá, nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo será resolvida a partir desta quarta-feira (03). Esse foi o compromisso assumido pelo Diretor Geral  da Agência Nacional de Transportes Aquiviário- ANTAQ, Dr. Mário Povia,  aos Coordenadores da Bancada Acreana, Senador Sérgio Petecão ( PSD/AC) , Deputada Federal Jéssica Sales (MDB/AC) e ao Deputado Federal Jesus Sérgio (PDT/AC) em reunião que aconteceu na sede da Agencia em Brasília.

Desde a explosão da embarcação no rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, no último dia 07 de Junho, que seguia para o município de Marechal Thaumaturgo, transportando 5 mil litros de gasolina de forma ilegal e que deixou 18 pessoas feridas, sendo que dentre essas, 05 vítimas vieram a óbito, nenhuma embarcação foi autorizada a percorrer o rio Juruá, transportando combustíveis. A medida tomada pela ANTAQ, visa estabelecer normas de fiscalização no acondicionamento de gasolina e diesel, que até então era feito em bombonas de plástico e transportados em barcos de madeira, sem o devido padrão de segurança. 

Com a proibição, ocorre porém, que a decisão afetou o funcionamento básico de algumas atividades nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo  fazendo com que os mesmos decretassem situação de emergência, podendo a situação dos referidos municípios se agravar pela falta de combustível.

Dentre as medidas tomadas foi determinado um local específico para abastecimento e adaptações nos barcos utilizados para o transporte. Mas, empresários de postos flutuantes alegam que a burocracia tem prejudicado a retomada das atividades.

Pela gravidade da situação, os representantes da Bancada Acreana sensibilizaram  o diretor Povia com o relato sobre a atual condição dos municípios, que decidiu, em  consenso com a Diretora  de Fiscalização e Coordenação das Unidades, Gabriela  Costa e do Superintendente Regional em Porto Velho, Paulo Sergio Cunha,  de que é necessário flexibilizar nas medidas para evitar o colapso nos municípios.

A decisão culminou  na suspensão  temporária das medidas normativas apresentadas para possibilitar o  reabastecimento das cidades, até que seja finalizado o processo de registro das empresas e a regularização das instalações adequadas exigidas pela ANTAQ. Para a Deputada Federal Jéssica Sales, essa foi uma decisão acertada para reestabelecer a ordem nas cidades afetadas. 

“É extremamente importante que as medidas exigidas pela ANTAQ sejam adotadas na nossa região, mas primeiro é necessário reconhecer a especificidade do Juruá,  onde as cidades dependem do transporte fluvial para o seu pleno funcionamento e abastecimento desses municípios, e isso foi reconhecido pelo Diretor Povia, com isso,  as cidades serão abastecidas e a ordem será mantida. Importante dizer, porém, que a adequação a essas normas estabelecidas pela Agência deverão sim ocorrer, pois em suma o que prevalece e o que todos nós queremos é a garantia da segurança de todos” . Destacou Jéssica Sales.

A partir desta quarta feira (03), a  ANTAQ  vai promover uma força tarefa, com  todos os envolvidos (Marinha, ANP, Petrobrás,  e as empresas distribuidoras) ,  para restabelecer de imediato,  o abastecimento de combustíveis e derivados aos municípios do Juruá.

Nenhum comentário

Postar um comentário