Mercosul e União Europeia fecham acordo após 20 anos de negociações

Nenhum comentário

(Foto: Jacques Witt / POOL / AFP)

O Mercosul e a União Europeia finalizaram as negociações para um acordo comercial entre os dois blocos nesta sexta-feira (28). Os ministros encerraram 20 anos de negociações em Bruxelas, mas o anúncio será feito em Osaka, durante a G20.
Segundo o O Estado de S. Paulo, o tratado abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais. Este é o segundo maior tratado assinado pelos europeus, ficando atrás apenas do firmado com o Japão.
O acordo permitirá a Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai comercializar produtos entre os blocos com tarifa zero.
Segundo o Ministério da Economia, o pacto pode um aumento no PIB nacional de US$ 87,5 bilhões em 15 anos, podendo chegar a US$ 125 bilhões se consideradas a "redução das barreiras não-tarifárias e o incremento esperado na produtividade total dos dos fatores de produção".
O calendário de ativação do acordo trará os europeus com eliminação rápida das tarifas, mas manterão cotas de importação de alguns produtos agrícolas. No Mercosul, estipulasse que a eliminação total das alíquotas para europeus demore uma década.
O início das negociações entre Mercosul e União Europeia começou em 1999. Houve uma oferta em 2004, mas ambos os lados não gostaram das condições. Em 2010, as negociações voltaram e, a partir de 2016, detalhes foram acertados para, então firmar o acordo.


Nenhum comentário

Postar um comentário