Manuel Marcos participa de fórum no Peru.

Nenhum comentário
Huarca, (presidente do Conselho Regional de Arequipa-Peru), deputado Manoel Marcos e o governador de Arequipa 

O deputado Manuel Marcos (PRB), juntamente com o vice-governador do Estado, Major Rocha (PSDB) e o deputado Jesus Sérgio (PDT), participou, nos dias 25 e 26, em Arequipa (Peru), do  “I Foro de Integracion Rumbo al Bicentenário Macro Region Sur”. O evento que teve como objetivo fortalecer a integração regional fronteiriça e debateu assuntos como  a Estrada Interoceânica, acordos de exportação e as relações comerciais Acre/Peru.
Segundo o deputado, durante o encontro foram debatidos  alguns gargalos que ainda dificultam um maior intercâmbio comercial Acre/Peru. Dentre os temas discutidos  figurou  a necessidade de ampliação da aduana existente em Assis-Brasil/Brasiléia para ampliação do comércio com o Peru e a diminuição das taxas de exportação/importação que venham a possibilitar um maior fluxo de mercadorias entre o Estado do Acre e o país vizinho.
No evento, de acordo com Manuel Marcos, foi destacada também  a necessidade de construção do anel viário de Brasiléia e a melhoria da BR 317 para possibilitar um melhor fluxo de cargas entre o Estado e o Peru. As relações comerciais Acre/Peru atingiram a cifra, em 2018, de US$ 8 milhões o que, segundo o deputado, poderá aumentar bem mais em volume se forem resolvidos os empecilhos que ainda atravancam o comércio fronteiriço.
Porto Seco.
Manuel Marcos ressaltou ainda que foi levantada a possibilidade de uma parceria público-privada (PPP) para a construção de um porto seco na cidade de Assis Brasil que venha a facilitar o transbordo dos caminhões de carga. No caso, o Governo viria a ceder a área e a iniciativa privada local viria garantir a construção da estrutura. Por fim, o parlamentar  afirmou que o fórum “foi extremamente proveitoso e importante para o Estado do Acre sobretudo em relação à exportação e importação de produtos para o Peru, e a estrada será fundamental neste sentido”.



Nenhum comentário

Postar um comentário