Ifac se reúne com Setec para discutir orçamento para Cruzeiro do Sul


Recursos serão utilizados para reconstrução do bloco administrativo da unidade que foi atingido por incêndio no dia 30 de abril

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, se reúne nesta segunda-feira (06.05) com o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, para tratar do orçamento que será destinado à reconstrução do campus Cruzeiro do Sul.
Na última terça-feira (30.04), a unidade localizada no Vale do Juruá sofreu um incêndio, nas dependências onde ficavam localizadas as salas administrativas e de música.
O recurso, que será proveniente de um Termo de Execução Descentralizada (TED), será utilizado para reconstrução da unidade e compra de equipamentos perdidos durante o incidente

De acordo com a reitora, a expectativa é de que o recurso seja direcionado o mais breve possível para a instituição. “No dia em que ocorreu o incêndio, recebemos a ligação do secretário nacional Ariosto Antunes, que de pronto agendou esta reunião e se dispôs a auxiliar a instituição no que fosse necessário. Estamos confiantes e trabalhando para a o campus Cruzeiro do Sul retome suas atividades o mais breve possível”.

Além do encontro com a Setec, as pró-reitorias e diretorias sistêmicas do Ifac estão mobilizadas para prestar os atendimentos necessários aos estudantes, servidores e à comunidade.
Dentre as ações programas estão os trabalhos de engenheiros civis e eletricistas, que já se encontram em deslocamento para o município, para realização de levantamento sobre os prejuízos obtidos com o incidente. Também seguem para Cruzeiro do Sul, profissionais da área de Tecnologia da Informação, e do setor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.
“A mobilização está sendo coletiva e com um único foco: reconstruir nosso campus Cruzeiro do Sul e trabalhar em prol da educação”, ressaltou a reitora do Ifac.
Conforme explica Rosana Cavalcante dos Santos, o Ifac também tem acompanhado os trabalhos de perícia realizados pela Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Segundo ela, a orientação oficial é de que a unidade seja reaberta somente após a conclusão dos laudos periciais.
“Estamos trabalhando de acordo com as orientações repassadas pelos policiais e profissionais de proteção civil. A nossa expectativa é de que estes laudos sejam finalizados o mais breve possível e que assim possamos retomar as atividades em Cruzeiro do Sul. Até lá, as aulas e demais trabalhos estão suspensos para segurança de todos”, afirmou a reitora do Ifac.
Cruzeiro do Sul

O campus Cruzeiro do Sul conta, atualmente, com cerca de 700 estudantes, em cursos técnicos e superiores, e cerca de 120 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.
As atividades letivas na unidade tiveram início no 2º semestre de 2010, em instalações provisórias. A construção da sede definitiva foi licitada pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM), e teve início em 2010, sendo concluída em 2013. O campus conta com mais de 4,4 mil metros quadrados de área construída, composta por 13 salas de aula, seis laboratórios para as disciplinas de matemática, biologia, química, informática e física, além de auditório, biblioteca, ginásio poliesportivo e unidade didática experimental.
(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
---


Postagem Anterior Próxima Postagem