Ao Excelentíssimo Senhor Governador Gladson Cameli



Senhor Governador, 

O Aeródromo do Município de Marechal Thaumaturgo, segundo informa o Serviço de Informações Aeronáuticas, e também a Agência Nacional de Aviação Civil, encontra-se  SUSPENSO desde o dia 28 de março do ano em curso e assim permanecerá - se nada for feito - até o dia 28 de setembro de 2019. 

A referida suspensão foi motivada pela ausência do PLANO BÁSICO DE ZONA DE PROTEÇÃO. 

Aproveito para lembrá-lo que tal situação afeta gravemente a população do referido município,  já que o acesso por via aérea lhe é vital, especialmente em se tratando de eventuais necessidades de buscas imediatas de pessoas gravemente enfermas. 

Se Vossa Excelência ainda lembra, não tem um mês que o alertei sobre a situação dos aeródromos do interior.

Para mais informações sobre a situação das pistas de pouso no âmbito do Estado do Acre, recomendo que acesse o link abaixo, onde constam informações neste sentido prestadas dias atrás ao MPF local pela Agência Nacional de Aviação Civil. 

Veja aqui: 

https://sistemas.anac.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?9LibXMqGnN7gSpLFOOgUQFziRouBJ5VnVL5b7-UrE5TjgPNyYftkqq1WTa3hguqLt0c7EKSdlv0bYW4JNK7nGkzSXCH0O1bkz3_Gd3REUuoYX9FLOSxVPjEOK2Qmn34J

A informação oficial sobre a SUSPENSÃO do Aeródromo de Marechal Thaumaturgo, por sua vez, pode ser confirmada no link abaixo. 

https://www.aisweb.aer.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SSMH

Finalizo, lembrando a Vossa Excelência que o Aeródromo do meu querido Município de Xapuri também enfrenta problemas, eis que, segundo informa a ANAC, o mesmo encontra-se INTERDITADO. 

Ainda em relação a Xapuri, venho lembrá-lo  que mesmo contando com acesso terrestre alguns atendimentos de emergência na área de saúde podem requerer busca por via aérea por intermédio da aeronave que foi recebida da Polícia Rodoviária Federal por meio de doação. 

Por fim, não me parece nada coerente Vossa Excelência credenciar uma aeronave destinada ao socorro aéreo das populações distantes, como é o caso, e esquecer que a referida aeronave precisa decolar e pousar com segurança. 

Os Procuradores do MPF local estão preocupados. E com toda razão.

Veja o teor das preocupações do MPF local aqui: 

https://sistemas.anac.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_exibir.php?iI3OtHvPArITY997V09rhsSkbDKbaYSycOHqqF2xsM0IaDkkEyJpus7kCPb435VNEAb16AAxmJKUdrsNWVIqQ6dM3OR1ViYdFGbrARi30qHMbPBNVdbHwaG_RSySEbbV

 Em sendo assim, recomendo que procure o MPF e encaminhe os ajustes que se fazem necessários. 

Edinei Muniz




Postagem Anterior Próxima Postagem