Sementes com alta performance garantem melhores resultados na hora da colheita

Nenhum comentário

Região do Planalto Central reúne condições climáticas favoráveis para a produção de sementes
O sucesso de uma lavoura depende do uso de sementes de alta qualidade. De acordo com especialistas, o uso de sementes de alto vigor proporciona acréscimos de até 35% no rendimento dos grãos em relação ao uso de sementes de baixo vigor.
Sementes de boa procedência e certificadas resultam em plântulas fortes e vigorosas, e, como consequência, a lavoura terá menos problemas com a incidência de plantas daninhas, menor necessidade de herbicidas, o que garante uma lavoura com maior desempenho de plantas e maior produtividade.
De acordo com Clênio Silva, gerente de Produção da Dois Marcos, sementes de alta qualidade proporcionam velocidade de emergência das plântulas (vigor) e do desenvolvimento da lavoura. “Além disso, as lavouras oriundas dessas sementes sofrem menos impactos proporcionados por possíveis intempéries climáticas, e também se tem uma garantia de população ideal para lavoura, consequentemente, ocorre um aumento na produtividade dos grãos”, afirma.
Para ele, na hora de escolher as sementes, o produtor deve estar atento e exigir alto padrão de vigor e germinação nos lotes de sementes adquiridos, além de confiança no produtor e revendedor das sementes.
Já para Jhonatan de Lima, diretor comercial da FT Sementes, o ideal, além de o produtor observar a origem da semente, que deve possuir altas taxas de vigor, ele deve estar atento “à germinação e sanidade, bem como garantias de purezas física e varietal”.
Ainda de acordo com o diretor, a importância de uma boa semente na hora do plantio está no potencial fisiológico na semeadura.“A qualidade é essencial para maior porcentagem, uniformidade e velocidade da emergência de plântulas nas lavouras de soja, aspecto fundamental, que contribui para que sejam alcançados altos níveis de produtividade”, explica.
Planalto Central - A região do Distrito Federal, que possui índices significativos de produtividade, reúne condições importantes para se produzir sementes de alto desempenho, como a altitude acima de 1.000 m, temperaturas amenas no final do ciclo da cultura e a baixa umidade relativa do ar durante o período de armazenamento, o que favorece a qualidade do material produzido.
Para o produtor Paulo Jacó, que cultiva soja, milho e sorgo em uma área de 100 hectares na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), o mais importante em uma semente é o vigor. “Germinar, qualquer semente germina, mas o diferencial é o vigor da semente, que irá gerar bons resultados, como planta forte, robusta, de qualidade e boa produtividade”, garante.
Mercado - O mercado de sementes no Brasil movimenta R$ 10 bilhões ao ano, segundo a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), e abriga a terceira maior indústria do mundo, atrás de Estados Unidos e China, indústria esta considerada uma das responsáveis pelo aumento da produtividade no País.
Além de grandes empresas privadas que dominam uma boa fatia desse mercado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é detentora de um amplo programa de melhoramento genético e participa, ao longo dos anos, do mercado de genética vegetal, inserindo, por meio de sementes e propágulos, as cultivares desenvolvidas pelos programas de melhoramento da empresa. Além disso, tem contribuído de forma significativa para a construção da liderança do Brasil em agricultura tropical.
AgroBrasília - A Feira Internacional dos Cerrados, que acontecerá em maio, irá trazer as últimas novidades em pesquisas sobre melhoramento genético, além de reunir as maiores empresas do setor. Uma grande oportunidade para os profissionais do agronegócio. “Vamos levar aos nossos clientes o que a Dois Marcos tem de melhor: sementes de alta qualidade e cultivares com alto teto produtivo, e também trocar informações da atualidade com parceiros e clientes”, finaliza Clênio.


Nenhum comentário

Postar um comentário