Projeto de Mara Rocha cria incentivos para a contratação de idosos por empresas

Nenhum comentário

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que aproximadamente 13,1 milhões de brasileiros estão desempregados. E na luta por uma vaga no mercado de trabalho, assim como os jovens, os idosos são prejudicados. De acordo com análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego entre pessoas com mais de 60 anos está no patamar de 30%.
Para tentar mudar essa realidade, o Projeto de Lei nº 2.542/2019, de autoria daDeputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC), cria incentivos para a contratação de idosos. A proposta prevê que o empregador poderá promover deduções na contribuição à cargo da empresa, destinada à Seguridade Social,  além de dedução no depósito para o FGTS desses contratos de trabalho.
Mara Rocha salientou que o Projeto de Lei quer motivar as empresas a contratar mais idosos, de forma a facilitar a reinserção no mercado de trabalho .
“Isso é bastante importante. Primeiro, porque são profissionais experientes e talentosos, e não pode se perder esse conhecimento, que será de grande valia às empresas. O que queremos é que as empresas sejam incentivadas a absorver essa mão de obra”, explicou.
Na avaliação da Deputada, a idade não pode ser motivo de discriminação que, segundo ela, tem de ser considerada como sinônimo de experiência.
“A mão de obra acima de 60 anos tem sido totalmente desprezada. Nós temos que aumentar a possibilidade de emprego através de medidas que sejam benéficas às empresas e aos futuros empregados” lembrou Mara Rocha.


Nenhum comentário

Postar um comentário