MOVIMENTANDO A CULTURA DO ACRE: Mara Rocha e Manoel Pedro participam de encontros em Brasília para incentivar a Cultura no Acre

Nenhum comentário
Correinha, Henrique Pires e Mara Rocha

Nesta Terça-feira (09/04), a Deputada Federal Mara Rocha (PSDB/AC) e o Presidente da Fundação Elias Mansour – FEM-, Manoel Pedro de Souza Gomes, participaram de reuniões na Secretaria Especial de Cultura e na Embaixada da China, para tratar sobre incentivos para a cultura no Acre.

Secretaria Especial de Cultura

No encontro com o Secretário Especial de Cultura, Henrique Medeiros Pires, o Presidente da Fundação Elias Mansour solicitou a liberação de parte do recurso para o Festival Jamaxi Cultural.

“Temos aproximadamente R$ 600 mil aguardando liberação para o Jamaxi Cultural e essa quantia nos ajudará a movimentar a cultura em vários municípios do Estado”, afirmou Manoel Pedro, o Correinha.

O Secretário afirmou que buscará garantir a liberação no menor espaço de tempo possível e aproveitou o momento para informar que, nas próximas semanas, o governo abrirá o sistema de convênios para recebimento de propostas na área cultural e que a Secretaria terá sensibilidade para buscar atender às demandas do Acre.

Durante a reunião, o Presidente da Fundação Elias Mansour presenteou o Secretário com um exemplar do livro “A cultura política no Acre: Estado, sociedade e saúde pública”, de autoria do Professor Estanislau Paulo Klein e com um porta cartões em marchetaria de Cruzeiro do Sul.

Embaixada da China

Conselheiro Shu Jianping, Mara Rocha e Correinha
Ainda na tarde da terça-feria, a Deputada Mara Rocha e Manoel Pedro se reuniram com o Conselheiro Cultural da Embaixada da China, Sr. Shu Jianping.
A reunião foi uma continuação dos encontros intermediados pela Deputada Federal com o Embaixador Chinês, visando a realização da Semana Cultural da China no Acre.

No encontro ficou definido que a Semana ocorrerá entre os meses de setembro ou outubro, e contará com exposição fotográfica, cinema, música, palestras, dentre outras atividades promovidas pela Embaixada.

O Conselheiro Cultural demonstrou entusiasmo em promover a Semana Cultural no Acre. “Normalmente esses eventos ocorrem em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro. Levar a cultura chinesa ao Acre será nossa primeira experiência de levar nossa história ao interior do Brasil e isso me deixa muito feliz”.

Ao ser presenteado com uma obra de marchetaria, o Conselheiro convidou a Fundação Elias Mansour a trabalhar, em conjunto com a Embaixada, para promover o intercâmbio da arte e cultura do Acre para a China.

“Temos duas importantes feiras na China, em Xangai e Cantão, que são centros industriais e financeiros do nosso país, espero que possamos estreitar os laços entre nossos povos e que isso ajude a incrementar o turismo para a floresta amazônica, a partir de eventos culturais como esse”, afirmou o 

Conselheiro Chinês.

A Deputada Mara Rocha saiu dos encontros muito satisfeita: “Acredito que a Semana de Cultura, promovida pela Embaixada e pela Fundação Elias Mansour será o começo de uma parceria que dará muitos frutos para o Acre. Nosso foco não é formar comitivas para visitar a China, nosso foco é trazer os chineses para o Acre, e a cultura será o grande catalisador dessa aproximação”.

“Agradeço à Deputada Mara Rocha pelo empenho em abrir portas para a cultura do Acre. As reuniões de hoje darão frutos, queremos promover nossa cultura de forma ampla. Garantir recursos para o Jamaxi Cultural e promover uma inédita Semana Cultural Chinesa, certamente indicam um novo momento para os nossos fazedores de cultura”, afirmou Correinha.

Nenhum comentário

Postar um comentário