Gladson solicita ao MS uso de equipamentos do INTO que estão sem uso

Nenhum comentário
O governador Gladson Cameli solicitou na tarde de hoje (27) à Secretária Substituta da Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Neuza da Silveira Bernardo, autorização do MS para que os aparelhos que foram adquiridos para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre, o INTO, fossem disponibilizados para outras unidades de saúde, até o final das obras do instituto. Gladson estava acompanhado do Secretário de Estado da Saúde, Alisson Bestene; do representante do Estado em Brasília, Ricardo França e do Procurador do Estado em Brasília, Armando Melo.

A reunião foi agendada pela senadora Mailza Gomes, que está empenhada, junto com o governo, para que as ações de saúde no Estado voltem à normalidade e a população possa ser atendida com a dignidade que merecem.

Conforme as explicações do governador e do Secretário de Saúde, os equipamentos para o INTO foram comprados em 2014, e a construção do prédio não foi finalizada, tendo o governo passado deixado os equipamentos sem uso em nenhuma unidade de saúde do estado. Alisson Bestene disse à secretária que os equipamentos poderão ser utilizados no Hospital de Urgência e Emergência – HUERB; na Fundação Hospitalar do Acre – FUNDHACRE e no Sistema Assistencial da Saúde da Mulher e da Criança – SASMC. Essas unidades de saúde, conforme disse Cameli, estão com deficiência de equipamentos, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva  -UTIs.

A técnica do Ministério da Saúde ficou de levar o pedido ao conhecimento do Secretário de Atenção à Saúde para que um parecer seja dado o mais rápido possível, no sentido de que os aparelhos não continuem encostados em um depósito, enquanto a população sofre sem o atendimento devido.

Regulação, Controle e Avaliação

O secretário Alisson Bestene ainda solicitou à secretária do MS que fossem feitos treinamentos com servidores da saúde do Estado, para que os dados de regulação, controle e avaliação, sejam colocados diretamente na rede do Ministério da Saúde. Essa transparência nas ações da Secretaria de Saúde com o Ministério, possibilitará que todas as ações de apoio federal sejam agilizadas, ganhando, com isso, o Estado do Acre e sua população.



Nenhum comentário

Postar um comentário