Em Brasília, Jessica Sales cobra ação imediata para os atingidos pela alagação em Marechal Thaumaturgo

Nenhum comentário

Em audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto, na tarde desta última segunda feira (25), Deputada Federal  Jessica Sales agradeceu a liberação do recurso no valor de R$ 1.358.680,00 que já está na conta da prefeitura de Cruzeiro do Sul, desde então, como resposta rápida à solicitação da Deputada, apoiada pelo Senador Sérgio Petecão e demais membros da Bancada Federal do Acre, para atender os atingidos pela cheia do rio Juruá em Cruzeiro do Sul, no início deste ano, que desalojou mais de duas mil e setecentas pessoas.
“ Agradeço ao Ministro Gustavo Canuto por ser sensível ao pedido que apresentamos para a  liberação de recursos para a cidade de Cruzeiro do Sul, ao coordenador Nacional da Defesa Civil Cel. Alexandre e também o compromisso do nosso coordenador da Bancada Federal Senador Petecão e demais parlamentares pela parceria ao apoiarem meu apelo junto ao Ministro.” Enfatizou Jessica Sales.
Perante Canuto, Jessica aproveitou para relatar ao Ministro outra necessidade: a  crítica situação das famílias afetadas pela cheia do Juruá no município de Marechal Thaumaturgo e para cobrar ação imediata do Ministério em prol dos atingidos que somam mais de 100 famílias, estando 22 totalmente sem estrutura e moradia. Além do Ministro Canuto, estava presente na reunião da Deputada federal no Ministério do Desenvolvimento Regional, o Secretário Nacional de Defesa Civil,  cel. Alexandre Lucas que avaliou e reconheceu o pedido de ação / resposta como urgente para Cruzeiro do Sul.
A calamitosa realidade de algumas famílias que se encontram abrigadas em escolas ou abrigos improvisados pela prefeitura de Marechal Thaumaturgo, que não apresenta condições financeiras favorável para dar suporte à necessidade dos atingidos, comoveu a Deputada Federal que esteve cumprindo agenda na cidade no último final de semana, para a inauguração de uma escola de Ensino Fundamental, construída através de recurso garantido pela parlamentar, foi a mesma ocasião em que a Deputada conferiu de perto a situação das vítimas da alagação do Juruá e assumiu o compromisso de agir.
Compromisso feito, resposta garantida

“Quando estive em Marechal, me sensibilizei com a situação pela qual estão passando as famílias vítimas da cheia e assumi o compromisso de procurar uma solução assim que chegasse em Brasília e assim o fiz, nesta segunda-feira eu estive com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto e Apresentei o vídeo onde mostro a situação crítica que passa Marechal Thaumaturgo.” Ressaltou a parlamentar.
Em resposta, o Ministro Canuto reconheceu a situação delicada mas, mencionou a questão do déficit orçamentário. Por  se tratar de uma área de risco, a burocracia para organizar a situação da moradia é diferente, o critério é mais facilitado porém, existe o problema de outras obras que estão com pendências ainda  do governo anterior.
O Ministro reconheceu a importância de fornecer uma estrutura para essas famílias desabrigadas e disse que tentará, o mais rápido possível, providenciar condições para que as melhorias pretendidas sejam alcançadas.
“Eu me comprometo a fiscalizar esse pedido e continuar buscando melhorar a vida de todos os acrianos, com foco nas ações de resposta, buscando minimizar o sofrimento dessas famílias para proporcionar uma qualidade de vida mais humana a toda população.” Garantiu Canuto.
Acompanhe o vídeo á seguir.


Nenhum comentário

Postar um comentário