21.ª NT Expo tem resultado positivo e já conta com nova data para a próxima edição


A 21.ª NT Expo terminou de forma positiva. Após o mercado atravessar um período de baixos investimentos, as indústrias do setor metroferroviário esperam a retomada dos projetos tanto no segmento de carga como de passageiro. O primeiro grande projeto é o leilão de trecho da Ferrovia Norte-Sul, que aconteceu nesta quinta-feira (28.03), e teve como vencedora a Rumo Logística.

A presença expressiva de autoridades na feira reforçam a retomada dos projetos metroferroviários no Brasil. Diante desse cenário, a 22.ª NT Expo já tem nova data e local: a próxima edição da feira acontece de 16 a 18 de março de 2021, em um pavilhão específico do São Paulo Expo.

"O clima foi de otimismo entre os expositores. Todos aguardam ansiosamente os iminentes investimentos nos projetos metroferroviários. O leilão de trecho da Ferrovia Norte-Sul é apenas o primeiro anúncio", destaca a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves. Segundo a executiva, esse cenário positivo atraiu importantes representantes de entidades internacionais.

Além das autoridades presentes nos dois primeiros dias do evento, a 21.ª NT Expo contou com a presença de diversas autoridades no encerramento: o diretor de segurança da Associação Americana de Transportes Públicos (APTA), Brian Alberts e o diretor de trânsito, risco e gerenciamento de emergência da mesma entidade, Polly Hanson; o chefe da secretaria geral da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys), Constantin Dellis; o presidente da Pandrol para América do Sul, Alexander Ellwanger; o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e seu secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais.

Positivismo entre as associações

"A realização da NT Expo/Intermodal 2019 representou um espaço amplo e oportuno para que as nossas concessionárias — e a própria entidade — pudessem se aproximar de novos "players" do setor e, em muitos casos, estreitar relacionamentos e parcerias já em curso. Poder encontrá-los juntos, no mesmo local e data, é, sem dúvida, uma oportunidade única, ideal para os objetivos e projetos futuros, tanto da ANTF quanto das associadas. É com grande satisfação que participamos de mais uma edição desse que é o maior evento do setor na América Latina", declarou o diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Paes.

"A NT Expo é o principal evento do setor ferroviário da América Latina e possibilita o intercâmbio de informações com empresas e entidades nacionais e internacionais e a integração entre as diferentes áreas da cadeia de fornecedores mundiais. Nesse sentido, a nossa participação se torna fundamental para formar um elo entre os operadores e o mercado de peças e equipamentos, propiciado no Brasil pela realização da NT Expo", declara a diretora-executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.

"O evento é uma oportunidade dos fornecedores apresentarem o estado da arte de seus produtos e serviços, quando estão presentes técnicos e compradores. Ao mesmo tempo, há um grande networking na feira. Assim, ainda que o negócio não seja fechado na NT Expo, a feira permite futuros contatos", declara o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.

Estação do Conhecimento agregou muito conteúdo

Os dois palcos da Estação do Conhecimento contaram com a presença de mais de 40 palestrantes que conduziram seminários repletos de informação e conteúdo. O gerente técnico da ANTF, Ticiano Bragatto, apresentou o tema "Panorama e Desafios das Ferrovias de Carga". Segundo o executivo, de acordo com estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), para o modal se tornar viável no Brasil, tanto de passageiro como de carga, seria necessário investimentos de R$ 744 bilhões.
Outra palestra foi a das empresas GE Transportation e Wabtec: Acelerando o futuro do transporte, que tratou sobre o portfólio combinado pós fusão das duas companhias e as soluções digitais para operações ferroviárias automatizadas de carga e de passageiros.

Imprensa premiada

Outro evento que ganhou destaque na NT Expo foi a entrega do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros. O Presidente da entidade, Joubert Flores; o Vice-Presidente Executivo da Associação, João Gouveia; e a Gerente da NT Expo, Márcia Gonçalves, realizaram as premiações dos vencedores e finalistas.

A premiação contou com duas categorias, Mídia Digital e Mídia Impressa, recebendo um total de 91 inscrições. Os vencedores de cada categoria receberam troféu, certificado e premiação no valor de R$ 7 mil. Os segundos e terceiros colocados receberam troféu e certificado.

A reportagem vencedora na categoria Mídia Digital foi "A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem", de autoria de Eumano Silva e coautores, publicada no jornal Metrópoles, em 2018. "A hora e a vez dos VLTs" foi a reportagem vencedora da Categoria Mídia Impressa e foi escrita pela jornalista Renata Passos e publicada pela Revista Ferroviária na edição novembro/dezembro de 2018.

Conheça os vencedores por categoria:

Mídia Digital: 1º Colocado - A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem – Metrópoles - Eumano Silva; 2º Colocado - Em Movimento os trilhos do Brasil (Episódio 3) - GloboNews - Guilherme Ramalho de Melo; 3º Colocado – Brasileiros trocam carro por trem para viajar com segurança - Jornal da Record - Norma Pocker Lembo
Mídia Impressa: 1º Colocado - A hora e a vez dos VLTs - Revista Ferroviária - Renata Passos; 2º Colocado - Comunicação imediata - Revista CNT Transporte Atual - Evie Gonçalves; 3º Colocado - Compra milionária de trens da Trensurb nasceu sob suspeita de cartel - Zero Hora - Humberto Trezzi.

Ponto de encontro

O evento foi um ponto de encontro entre quem visita a feira e os expositores. Para a visitante da exposição e secretária do Metrô de São Paulo, Larissa Danielle da Silva, o evento foi muito interessante. "Participo da NT Expo todos os anos e o conteúdo foi excelente. Aproveitei para fazer a minha inscrição no curso de pós-graduação na área ferroviária do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). É preciso estimular investimentos no setor", declarou.

"Quem não se mostra, não está no mercado para os olhos dos clientes. Por isso, achamos importante a nossa presença no evento, pois é a oportunidade de manter contato com o cliente para possibilitar novos negócios", afirmou o diretor da Cavan Pré-Moldado (fabricante de dormente de concreto), Pedro Massucato.
Para o executivo da MPE Engenharia, Fábio Montanari da Cunha Pinto, o mercado está crescendo e a empresa está voltando à NT Expo em um momento positivo. A empresa realiza a manutenção dos trens da série 2000 e 9000 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre outros sistemas.

Juntas no estande, a Power Turbo e a norte-americana Maven Engineering Corporation trouxeram para a feira soluções de engenharia, fabricação e montagem de peças para motores de locomotivas. "Em relação ao mercado brasileiro, temos boas expectativas. Nos últimos três anos, o Brasil enfrentou a pior fase e agora tende a crescer", estima o vice-presidente de venda da região ibero-americana da Maven, Jose Velazquez.

A International Monorail Association, com sede em Las Vegas, apresentou no evento o serviço de esclarecimento sobre a necessidade de implantação ou não de projetos de monotrilho. "Ajudamos tecnicamente na definição do melhor sistema de trilhos para passageiros. O monotrilho é ideal para locais que precisam de muita desapropriação. Verificamos um potencial gigantesco no mercado brasileiro, especialmente nas cidades de Minas Gerais", detalha o embaixador da associação para a América Latina, Phellipe Barcelos, ao dizer que o monotrilho tem diferentes espécies: suspended, straddle, inverted-T e maglev. No mesmo estande, a empresa Fogtec trouxe para a feira as soluções de combate à incêndio. "Os produtos da marca compõe cerca de 90% da frota da CPTM e do Metrô de São Paulo".

A austríaca Linsinger apresentou na 21.ª NT Expo as máquinas para manutenção de trilhos. De acordo com o gerente internacional de vendas da companhia, Andreas Dirnberger, a empresa tem a perspectiva de fazer um fornecimento nos próximos seis meses. "O nosso veículo MG11 tem o diferencial do tamanho, pois ele cabe no túnel da cidade de Londres, na Inglaterra, que é o menor do planeta", destaca.

Estreante na feira, a BFG International trouxe soluções de fibra de vidro para a parte interna de trens de passageiros. "O cliente desenvolve o projeto e fazemos as recomendações", detalha o gerente de projetos da empresa, Maurício Masili. Segundo ele, é esperada uma retomada do mercado no médio prazo. A tecnologia da empresa já está presente no VLT Carioca e na linha 15 – monotrilho de São Paulo. "Foi importante a nossa presença na feira. O movimento foi maior que o esperado. Fizemos bons contatos, que desejamos reverter em negócios", diz o executivo da empresa com unidade em Joinville (SC) e matriz no Barém.

A Marcopolo lançou, na NT Expo 2019, a Marcopolo Rail, sua nova marca para atuação no segmento metroferroviário para prover soluções de mobilidade de forma sustentável. O objetivo é agregar o know-how adquirido nas soluções para o transporte de massa, como os sistemas BRT, aos modais de vias elevadas, como People Movers e similares e os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Segundo o Head de Inovação da Marcopolo S.A., Petras Amaral, o foco inicial da Marcopolo Rail inclui o fornecimento de soluções para modais ferroviários de até 25 mil passageiros/hora/ sentido, que operem com velocidade máxima de 70 km/hora e possam atender tanto o segmento urbano, como intermunicipal, mostrando-se ótimas soluções aos atuais problemas de mobilidade em cidades acima de 300 mil habitantes.

Presença chinesa

Para o gerente regional de vendas para América do Sul e África da companhia China Railway Construction Heavy Industry Co (CRCC), Charlie Chen, há expectativa de retomada da economia brasileira e projetos que serão oportunidades para a empresa. "No segmento de carga, teremos no Brasil as renovações das concessões e os projetos greenfield", destaca Chen. Sobre a primeira participação da empresa na NT Expo, o executivo diz que a experiência foi muito boa e acredita que a feira ter ocorrido de forma simultânea com a Intermodal trouxe mais visitação à NT Expo.

A também chinesa da cidade de Taicang (ZBRF) trouxe para a feira o kit de peças de fixação de dormentes para VLT, o que inclui parafuso, chips elásticos, chapas isolantes e de suporte e clip de borracha para isolamento, que serve para diminuir o ruído. "Desenvolvemos peças sob medida a partir do design", declara o trader da empresa no Brasil, da ACL Global, Tony Loureiro, que destacou os diferenciais da empresa são as certificações e alta capacidade de produção.

A empresa chinesa CRRC Changchun Railway Vehicles Co. apresentou na feira a sua experiência em pesquisa, desenvolvimento e design na construção de veículos para o setor metroferroviário, além de serviços, operações e manutenção. De acordo com o brand manager da companhia, Wen Yitao, a empresa vê muitas oportunidades no mercado brasileiro. "Além dos projetos na China, nossa marca está presente nos sistemas de metrô de Chicago e Boston, nos Estados Unidos, e em Singapura".

Sobre a NT Expo – Negócios nos Trilhos

Principal encontro de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne os mais renomados fornecedores, formadores de opinião e players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. A NT Expo é organizada pela Informa Exhibitions, que em junho de 2018 tornou-se o grupo líder em serviços de informação B2B e o maior organizador de eventos do B2B no mundo. Para saber mais e para as últimas notícias e informações, visite:www.informa.com

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.
Assessoria de Imprensa – NT Expo 2019



Postagem Anterior Próxima Postagem