Reitora do Ifac assume vice-presidência de Relações Parlamentares do Conif


Posse ocorreu em solenidade em Brasília, na noite da última terça-feira (19) com a participação do secretário da Setec e representantes do Acre

A nova Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tendo como presidente o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, tomou posse na noite desta terça-feira (19) na Sala Monumental II do Grand Bittar Hotel, em Brasília.
A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, assumiu a vice-presidência de Relações Parlamentares, juntamente com os reitores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe (Administrativo); do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Luís Barbosa Nunes (Assuntos Acadêmicos); e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli (Relações Institucionais)
Rosana Cavalcante,destacou o momento especial para a instituição e para ela, como reitora. “Vamos enfrentar diversos desafios como vice-presidente de Relações Parlamentares neste ano, mas temos coragem e disposição para nos doar nesta missão. Pretendo ampliar o diálogo com o Congresso Nacional, além de levar aos parlamentares os interesses das instituições que compõem a Rede Federal, como também desenvolver um trabalho com amplo diálogo e em busca de resultados em prol da Educação Profissional, Científica e Tecnológica".
A reitora destacou, ainda, a confiança dos demais reitores na sua indicação ao cargo. “É a primeira vez que ao Instituto Federal do Acre participa da diretoria Executiva do Conif, e para mim é uma honra poder corresponder a toda confiança depositada. Minha gratidão aos reitores dos IFs que acreditaram nessa equipe. Desejo corresponder à confiança depositada”.

O evento foi marcado pelo reconhecimento das experiências dos Institutos Federais e a valorização da Lei 11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais, através do discurso do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Alexandro Ferreira de Souza.
Em seu pronunciamento, ele defendeu o diálogo e cooperação entre a Setec e a Rede Federal e o Conif. “Do Conif, nós da Setec, esperamos abertura para diálogo e colaboração. Não temos dúvidas da experiência e excelência do modelo educacional da Rede Federal, por isso, contaremos com essa qualificação para enfrentar os desafios que estão a caminho. A educação profissional e tecnológica é o caminho para recuperar a produção de conhecimento dentro das escolas brasileiras”, afirmou.
O novo presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, defendeu o arquivamento do PL 11.279/19, que tramita no Congresso nacional e altera a lei que criou os Institutos Federais, e destacou o papel da nova diretoria do Conif. “É o início de uma desafiadora etapa de nossas trajetórias como gestores. Estamos assumindo esta grande responsabilidade de intermediar articulações e estratégias para o fortalecimento da Rede Federal. Com certeza desempenharemos este papel com muita garra e determinação”.
A solenidade, transmitida ao vivo pelo Facebook do Conif e traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), contou com a presença de reitores, diretores e servidores dos IFs, dirigentes do Ministério da Educação (MEC), além de parlamentares, embaixadores, representantes de instituições parceiras nacionais e internacionais.
O reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, que encerrou o mandato, falou com saudosismo de sua gestão e desejou sucesso aos colegas. “Meu sentimento é o de dever cumprido. Agradeço a todos e desejo que a nova Diretoria tenha êxito”, declarou.
Participaram da solenidade o 1º secretário do Senado federal, Senador Sérgio Petecão, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, e o 1º Secretário da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Renilson Correia. Representando os gestores do Ifac, estiveram presentes os Pró-reitores de Ensino, Lucilene Belmiro Acácio, e de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, além da assessora especial da Reitoria

Postagem Anterior Próxima Postagem